Vesunna Character in Critical Bastards | World Anvil

Vesunna (VÊ-su-na)

Descrição


Breve Descrição

A deusa da sorte é amada por todos, idolatrada por sua capacidade de prestar atenção até no mais humilde dos homens. Ainda assim, Vesunna possui uma natureza caótica. Sua atenção pode fazer um homem ganhar vários jogos de cartas seguidos, contudo, ela facilmente é distraída por um outro homem andando em um beco que acaba de encontrar uma moeda.   Vesunna é irmã de Moira, a deusa do azar. Elas são lados opostos da mesma moeda, trabalhando em linhas tortas em um mundo caótico.

Física

A aparência de Vesunna foi moldada por Chantrea. As mãos cuidadosas de Chantrea moldaram uma entidade doce e bondosa, mas sem arrancar a curiosidade caótica de seu coração.   Vesunna é uma mulher magra e muito alta, ultrapassando os quatro metros de altura em seu resplendor. Seus cabelos são ruivos e compridos, e seus olhos são como um oceano refletindo milhares de estrelas. Em sua cabeça paira uma auréola prateada, que são os resquícios da energia primordial da deusa Lunia.   Uma característica importante em Vesunna são as linhas presas em seus dedos. Moira possui a mesma característica.

Símbolo

Uma moeda de ouro.   Símbolo

Personalidade

Vesunna é uma deusa de sorriso fácil, uma entidade encantadora e generosa, mas também curiosa e aventureira. É dito que aqueles que fizerem Vesunna rir terão sorte para o resto da vida.   A deusa da sorte se distrai facilmente em seu dever, pulando de pessoa para pessoa para abençoá-lo com boa fortuna.

Capacidades Divinas

No momento de sua criação, Vesunna recebeu a sabedoria de Lunia e de Chantrea. Esse poder não garante a capacidade de enxergar o futuro, mas Vesunna consegue mudar pequenos eventos do presente. Vesunna não possui a intuição apurada de Moira para enxergar catástrofes, no entanto, ela é capaz de perceber as maldades da irmã.   Moira e Vesunna possuem um limite de quanto podem influenciar o mundo. Esse limite é definido apenas por elas mesmas em uma disputa completamente balanceada. Nenhuma das deusas é capaz de sobrepujar a outra, não importa o que façam. Esse fenômeno, alguns acreditam, pode estar ligado às origens da deusas.

No mundo

O que faz

Vesunna é possivelmente uma das deusas mais ativas no plano material. Suas linhas conectam cada ser vivo e manipulam vários eventos. A enorme curiosidade de Vesunna faz com que mantenha seus olhos sempre abertos para os mortais. Diferente de Chantrea, Vesunna não têm a resposta para o destino de cada ser vivo mortal. Ao invés disso, ela costura a sorte com suas linhas para o presente.

Plano de Domínio

Monte Celestia, em Lunia.

Locais Ligados a Fé

A fé em Vesunna é bastante abrangente em todo o continente. Acreditar em Vesunna é como literalmente acreditar na sorte. Seus templos podem ser encontrados nas mais diversas cidades e vilas. Além disso, é comum que qualquer um possua algum “truque” para trazer sorte, como um número ou as roupas da sorte, rituais simples para atrair o olhar de Vesunna e assim por diante.

Cultura

Todas as pessoas, mesmo que inconscientemente, atraem sorte de alguma maneira. Aquelas que buscam ativamente pela sorte também são muitas, mas um grande destaque são os aventureiros. Para alguém que frequentemente vai enfrentar inimigos perigosos, calabouços repletos de armadilhas mortais e que vai sempre estar atrás de tesouros, a deusa da sorte e boa fortuna é uma amiga indispensável.

Lendas

Além de exercer influência no destino dos mortais, Vesunna também pode exercer seu poder através de objetos mágicos. Os itens que são tocados por Vesunna se transformam em artefatos mágicos que trazem sorte e outros benefícios ao portador.

Origem

Há muito tempo, houve uma invasão em massa de demônios em Monte Celestia, forçando todos os habitantes do plano a lutar para sobreviver. O sangue de incontáveis celestiais foi derramado, incluindo o de Hoffe e Chantrea. Esse sangue se misturou com os restos de demônios, no entanto, não foi completamente corrompido devido a presença da deusa Lunia. A partir dessa mistura, do sangue de Hoffe, Chantrea e de demônios, surgiram as formas de Moira e Vesunna, duas entidades incompletas que decidiram fugir do caos do combate.   Nenhuma das duas pôde entender o motivo de terem nascido. Sentiam-se sozinhas e estavam com medo, mas, de mãos dadas, fugiram para onde poderiam encontrar um lugar seguro. Durante a fuga, Vesunna decidiu olhar para trás, e nesse momento vislumbrou Chantrea (que tinha sido revigorada pelo sacrifício de Lunia). Vesunna ficou tão admirada com a presença da deusa que não percebeu quando Moira se soltou de sua mão e fugiu para longe, ainda muito amedrontada para parar.   Chantrea acolheu Vesunna em seus braços e, a partir de sua bondade, moldou uma aparência doce para a jovem entidade. Vesunna chorou de alegria naquele momento, contudo, logo percebeu que suas lágrimas também carregavam tristeza, pois estava distante de sua irmã. Vesunna implorou para que sua irmã também fosse acolhida, no entanto, Chantrea revelou que Moira estava muito longe agora, caminhando para a escuridão imensurável do Abismo.   Moira percorreu vários mundos sem perceber que sua irmã não a acompanhava. Ela estava com medo, mas continuava sua fuga acreditando não estar sozinha. Quando Moira olhou para trás buscando sua irmã, encontrou apenas escuridão. Moira parou de correr naquele momento, e decidiu sentar e esperar sua irmã. Vesunna, no entanto, nunca a alcançou, e Moira foi sucumbindo, dia após dia, na carcaça onde encontrou abrigo. Eventualmente, Moira foi tomada pela solidão e engolida pelo Abismo, tornando-se uma entidade amargurada e cruel.

Relações


Inimizades/Alianças

  Moira: Vesunna ama Moira e já tentou procurá-la algumas vezes, sempre sem sucesso. Ainda assim, Vesunna diariamente precisa “desfazer” as maldades de Moira pelo mundo.   Rangel: Rangel e Vesunna, em raros momentos, se encontram para conversar amigavelmente. Vesunna adora Rangel, pois ele sempre consegue fazê-la sorrir.   Chantrea: Vesunna nutre grande amor e respeito por Chantrea. Em tempos difíceis, quando seu coração carrega mágoas que parecem perpétuas, é a voz de Chantrea que lhe trás paz.   Illucidus: O deus dos ladrões é um dos poucos louco o suficiente para brincar com o coração de uma das senhoras do destino. É dito que Vesunna tem um fraco pelo Gatuno, se deixando ter sido sequestrada mais de uma vez por ele, e lhe dando muita sorte em suas loucuras, contudo a falha de Illucidus é não se contentar com uma senhora do destino, e com isso brincar com o coração de Vesunna. O deus dos ladrões busca juntar as irmãs do destino em seu coração, mas elas não veem isso com bons olhos, e no caso de Vesunna, ela lança boa fortuna contra os inimigos do Gatuno, apenas para que ele se toque de que suas escolhas tem consequências.

Organizações

Vesunna é um nome muito comum de se encontrar em guildas de aventureiros, pois toda a sorte possível é bem-vinda. Vesunna é bem-vinda em todos os lugares.

Vesunna

Deusa Intermediária
Sorte e Boa Fortuna
Caótica e Boa

Títulos
Monte Celestia, Lunia
Moça da Sorte
Dama Sorridente
A Sorte
 
Plano de Domínio
Monte Celestia, Lunia
Children

Índice


This article has no secrets.

Comentários

Please Login in order to comment!