Profissões in Critical Bastards
Nem tudo na vida de um Aventureiro se resume a viagens, mistérios e combates. Entre um descanso e outro, muitos demonstram aptidão e talento na fabricação de diversos itens e utensílios que tanto eles quanto seus aliados poderão utilizar nas aventuras futuras. Porém, para que possam se dedicar à manufatura, necessitam de um ambiente propício e apto a recebê-lo para o desenvolvimento do seu Ofício. Para isso, foram criadas as Oficinas de Profissões.  

Funcionamento Geral

  As Oficinas, bem como os Artesãos que trabalham nelas, desenvolvendo os mais diferentes Ofícios, tem uma progressão de evolução em Ranks.   Cada mudança de Rank, tanto para a Oficina quanto para o Artesão implicará em pré-requisitos estabelecidos.   O Rank da Oficina limita o Rank dos Artesãos, não podendo um Artesão ter Rank maior do que o da Oficina. Dessa maneira, para que os Artesãos tenham acesso à produção de itens de níveis maiores, é necessário que eles cooperem com a Guilda e entre si, com trabalhos e investimentos para que eles e a Oficina à eles associada suba de Rank.   O Rank da Oficina e dos Artesãos limitam o nível dos itens que podem ser desenvolvidos.   As Oficinas tem custos de manutenção que devem ser pagos pela Tesouraria todo dia 01 de cada mês, para que ela possa continuar a funcionar. Caso o valor de manutenção não seja pago, haverá a suspensão do uso da mesma, acarretando na suspensão de todos os trabalhos já em andamento, até que o custo seja pago. Artesãos e demais membros da Guilda podem doar para o pagamento do valor restante.  

Oficinas de Profissões

  As Oficinas de Profissões são o local onde os Artesãos irão realizar seus Ofícios. Ela é a detentora dos Materiais de Produção e dos Meios de Produção. Todas as Oficinas começam no nível mais baixo e evoluem conforme o tempo e a expertise de seus afiliados.   Para que uma Oficina possa mudar de Rank, é necessário que haja 5 Artesãos vinculados àquele Ofício, do mesmo Rank da Oficina aptos a, também, subir de Rank, mais um custo em Ouro, para financiar a compra de material e tempo para as obras de expansão da Oficina.   Essa evolução pode ser feita a qualquer momento, desde que aprovada pela própria Tesouraria.   OBS - Em caso de falta de Artesãos qualificados e havendo a possibilidade monetária para tanto, poderá a Tesouraria contratar um ou mais Ajudantes (NPC) para suprir a necessidade de pessoal. O valor do Ajudante será de 50x o Rank almejado em Peças de Ouro, semanalmente. Ou seja, 100 PO para o Rank 2 ou 150 PO para o Rank 3, e assim por diante. Os Ajudantes ficarão disponíveis até se alcançar os 5 jogadores necessários para suprir aquele Rank.  
Evolução das Oficinas
 
Rank da Oficina
Valor em Ouro
1
-
2
200 PO
3
500 PO
4
800 PO
5
1200 PO
6
1.600 PO
7
2.100 PO
8
2.700 PO
9
4.000 PO
  Além do valor em ouro, cada mudança demanda tempo para que a Obra possa ser feita. Cada empreitada de evolução e atualização da Oficina demora 7 dias. Enquanto a obra durar, todas as produções estarão suspensas, podendo ser retomadas do ponto em que pararam, ou iniciadas assim que a Oficina for reaberta.   Qualquer membro da Guilda, não necessariamente vinculado àquela Oficina específica, que tenha proficiência em Ferramentas de Construção/Carpintaria ou qualquer outra relacionada com Obra, pode se dispor a auxiliar na construção. Para tal, o mesmo ficará impossibilitado de exercer qualquer outro Ofício e se estiver com alguma produção iniciada, a mesma fica suspensa até o final da Obra. O Auxílio deve ser anunciado nos primeiros 2 dias de Obra. Posteriormente, não serão aceitos novos Auxiliares.   A cada 2 Auxiliares, o tempo de Obra para a evolução da Oficina é reduzido em 1 dia, sendo no mínimo 3 dias para a conclusão da Obra.  

Custo de Manutenção

  Para que as Oficinas possam funcionar propriamente, elas tem custos que devem ser constantemente supridos, como Compra de Material, Manutenção, Limpeza, etc.   Para tal, a cada dia 01 do Mês, a Tesouraria deverá gastar o valor apropriado para cada Rank de Oficina. Não pagar o custo de manutenção acarreta na suspensão de todas as atividades da Oficina, inclusive as que já estejam em andamento (estas, retornando no momento da quitação do custo de Manutenção).   Cada Oficina tem o custo de Manutenção de 150x o Rank dela no dia 01 do Mês, em Peças de Ouro.  

Artesãos

  Da mesma maneira das Oficinas, a experiência na Manufatura faz com que o Artesão tenha cada vez mais nível para confeccionar itens de maior dificuldade de criação. Para que um Artesão mude de Rank, é necessário que o mesmo cumpra os seguintes requisitos:  
  • Confecção de 5 Itens Diferentes do atual Rank ou de 1 Rank abaixo
  • Pagamento do valor de 50x o Rank almejado
  • Ser de Rank menor do que a Oficina ou evoluir junto a ela.
  As profissões disponíveis são:  
Ferreiro
Generic article | Dec 2, 2023
Alquimista
Generic article | Dec 2, 2023
Encantador
Generic article | Dec 2, 2023
 

Comércio

  A compra e venda é essencial para o crescimento da Guilda. A movimentação de dinheiro que os Ofícios geram favorecem a sua própria manutenção. Um Artesão pode começar a fabricação de um item para si, para algum membro ou para as Lojas.   Como os personagens são afiliados às oficinas, seus itens fabricados poderão ser deixados à venda nas lojas da guilda para que sejam comprados tanto por ele quanto para os demais jogadores.   Em caso de produção pessoal ou encomenda por algum outro jogador, o item deve ser pago entre o início da produção e antes de seu término. Caso não seja quitado até o fim de produção, o Item irá para a Loja e ficará à disposição de todos os membros da Guilda.   No dia 01 de cada mês, todos os itens que estejam na loja e não tenham sido comprados, serão revendidos à 80% do valor para os Mercadores.   Todos os valores com a Venda dos itens dos Artesãos é revertido para o Tesouro da Guilda.  

Qualidade de Itens

  Ao iniciar uma produção de manufatura, o Artesão poderá optar por tentar inovar na fabricação, tendo a chance de melhorar a qualidade de seu trabalho. Contudo, se a inovação não for boa o suficiente, poderá ter o efeito reverso, e diminuir a qualidade do mesmo item. Se não for interessante a possibilidade de Inovação, o Artesão pode se ater à Normalidade e não aumentar a qualidade do item.   Antes de começar a produção, caso tenha um/a contratante, converse com ele/a sobre o assunto, visto que o preço do item poderá ser modificado dependendo da qualidade dele.   Ao iniciar a produção do item, caso deseje, o Artesão fará a rolagem da qualidade no mesmo momento. Uma vez rolado, o resultado não poderá ser modificado O Artesão terá um bônus para a rolagem igual à metade do seu Rank, arredondado para Cima, sendo o mínimo 1.  
Qualidade dos Itens
Rolagem Qualidade
Até 9 Baixa
10 a 19 Normal
20+ Alta
  Itens de Baixa Qualidade custam 20% a menos e não contam para o cálculo de Confecções para mudança de Rank   Itens de Alta Qualidade custam 10% a mais e contam como 2 itens para o cálculo de Confecções para mudança de Rank.  
Itens de Alta Qualidade
Tipo de Itens Bônus
Armas +1 Dano
Armaduras e Escudos Redução de -1 em um Tipo de Dano Físico (concussivo, cortante ou perfurante)**
Poções +1/2 Rank em Cura ou +10% de Duração
Venenos e Artifícios Alquímicos +1 Dificuldade no Teste de Resistência
Consumo Variável* +1 Usos
Pergaminho +1 Dado de Dano ou +1 Dado de Cura ou +10% de Duração**
  -* Itens como Colar de Bola de Fogo ou Unguento de Keoghtom   -** Deve ser escolhido no momento da Fabricação.  
Itens de Baixa Qualidade
Tipo de Itens Bônus
Armas -2 Dano
Armaduras e Escudos -1 CA
Poções -Valor do Rank em Cura ou -20% de Duração
Venenos e Artifícios Alquímicos Alvo tem vantagem no Teste de Resistência
Consumo Variável* -2 Usos
Pergaminho 10% chance do Pergaminho se desfazer antes da Conjuração se efetivar.
 

Produção Simultânea

  Quando o Artesão chega no Rank 6, suas habilidades são evoluídas o suficiente para que produza mais de um item ao mesmo tempo. Todavia, para manter-se concentrado, o segundo item nunca pode ser algo muito complexo.   A partir do Rank 6, quando inicia uma produção de qualquer item, o Artesão pode, ao mesmo tempo, realizar a produção de um item de 5 ou mais Ranks abaixo de seu próprio Rank. Ex. Um Artesão Rank 6 pode fazer ao mesmo tempo um item de Nível 6 e outro de Nível 1, ou dois itens de Nível 1, ou um item de Nível 3 e outro de nível 1. A produção do item secundário segue todas as regras de produção normal exceto que a produção de ambos terminam sempre juntas, no tempo do item mais demorado.  

Remuneração e Nomenclatura de Ranks

  No Domingo, todos os Artesãos que, na última semana (Domingo anterior ao Sábado), tenham começado, terminado ou estiverem em processo de confecção de um item, ou auxiliado mediante o sistema de Tutelagem, receberão um Salário de acordo com seu Rank. Caso haja mudança de Rank no meio da semana, prospera o valor do maior Rank de Item Fabricado pelo Artesão.  
Tabela de Salários
Rank da Oficina Valor em Ouro
1 - Novato 15 PO
2 - Aprendiz 30 PO
3 - Aspirante 60 PO
4 - Notável 120 PO
5 - Experiente 180 PO
6 - Perito 240 PO
7 - Veterano 300 PO
8 - Mestre 440 PO
9 - Grão-Mestre 600 PO
  No dia, o Artesão deverá comentar no Log Sheet, para que os Arquivistas atualizem suas finanças.  

Tutelagem

  A partir do rank 6 - Perito, um Artesão pode, ao invés de criar itens complexos, Tutelar um outro colega de Ofício que seja ao menos dois Ranks abaixo dele. Toda tutelagem deve começar em um Domingo e terminar no Sábado subsequente. Enquanto estiver Tutelando, o Tutor não poderá confeccionar nenhum item.   Recomenda-se RP nos canais de Texto e Voz para as Tutelagens  
  • Ao Final da semana de Tutelagem, o Tutor recebe 2 Produções para o Cálculo de produções para se mudar de Rank.
  • Um Tutor não poderá Tutelar a mesma pessoa mais de 1x ao mês.
  • Durante a Semana, o Tutelado produz seus itens na metade do tempo (arredondado para baixo), com o mínimo de 1 dia.
  Para se iniciar uma Tutelagem, o Tutor ou o Tutelado devem informar o início da parceria na sala de #oficina respectiva.  
ProfessorGirafales começa a Tutelagem de DonaFlorinda dos dias XX/XX/XXXX até YY/YY/YYY
 

Exercendo o Ofício

  Para criar itens ou realizar atividades de seu Ofício, você deverá consultar os funcionamentos específicos de seu respectivo Ofício. As regras gerais e específicas estão localizados individualmente em cada documento de profissão.   Os gastos em material estão inclusos nas responsabilidades da Tesouraria, portanto, para o Artesão, não haverá custo nenhum de produção e o mesmo será remunerado em virtude dos trabalhos realizados.   Para iniciar a produção de um Item, verifique seu rank e as possibilidades que ele apresenta.   Então, se dirija ao canal #oficina relacionado ao seu Ofício e anuncie a produção desta maneira:  
Fulano como Bob fabrica o item Tal para Ciclano como Thomas. Fica pronto em x dias (xx/xx/xxxx).
  Ou então:  
Fulano como Bob fabrica o item Tal para a Loja da Guilda. Fica pronto em x dias (xx/xx/xxxx).
  Logo abaixo, em publicação diferente (Pois os bots de rolagem não identificam a macro, caso seja numa postagem já muito escrita), caso seja do desejo do Artesão, poderá rolar para tentar que o item que será confeccionado seja de Qualidade Maior. Para tal, utilizará a macro:  
!r d20+Bônus (1/2 do Rank de Ofício, arredondado para Cima) ** Qualidade do Item **
  Da mesma forma, quando terminar a produção, deve avisar no mesmo canal para que possa ser feita a atualização da Loja.  
Fulano como Bob Termina a Fabricação do item Tal para Ciclano ou Loja da Guilda.