Finnan Character in Critical Bastards | World Anvil

Finnan (fi-NÂN)

Descrição


Breve Descrição

Uma boa casa, comida e festividade, isso é o que se deseja quando se busca o Caseiro. Um guia pelas estradas confusas ou becos da cidade é o que se almeja quando se busca pelo Aventureiro. A coragem necessária para superar o mal e perigosos é o esperado quando se busca pelo Bravo. Esses três títulos são dados ao mesmo deus, o pequeno Finnan, cujo poder e empatia são inversamente proporcionais a seu tamanho.

Física

Finnan é um dos deuses de aparência mais mortal possível, gostando de vestir-se com roupas simples, mas bonitas, feitas pelas mãos de seus seguidores e suplicantes. Costuma estar sempre arrumando, com sua bolsa de viagem e cachimbo sempre juntos de si, afinal de contas, ele nunca sabe quando terá a vontade de viajar os reinos divinos e mortais para sanar sua curiosidade, mas não ache que ele é inofensivo, pois sua bolsa sem fundo leva aquilo que ele precisa, a ferramenta certa para a situação, podendo ser panelas, tabaco, estilingues ou espadas. Os filhos que seguem sua raça dizem que ele é como eles, mas que nunca se mostra velho, sempre preferindo aparentar jovem.

Símbolo

Uma mochila.   Símbolo

Personalidade

Finnan é o que seus filhos representam, um indivíduo doce e hospitaleiro que prefere sempre os sorrisos às brigas. Como os halflings, ele sempre foi o menor entre os outros, e isso nunca o fez mal disposta, na verdade ele muito usou isso a seu favor, fosse para passar despercebido em encrencas ou para fazer os outros se sentirem melhor com suas brincadeiras, e em alguns casos até inspirar sua bravura e coragem de enfrentar desafios mesmo quando eles pareciam muito grandiosos para si. Ele não criou uma casa, apesar de ter laços fortíssimos com os deuses que chama, sem receio, de irmãos. Sempre foi um espírito livre que passou muito tempo em alguns lugares, conhecendo coisas novas, aprendendo novas histórias, e conquistando feitos pequenos para muitos, mas grandiosos para ele. Ele é a encarnação dos costumes da raça que criou, sendo o mais puro e escrito conceito de um halfling. Um fator curioso é que ele ensinou a seus filhos que deve-se sempre respeitar os mais velhos e que é nos anciões que se deve buscar auxílio frente a dúvidas, mas o próprio se recusa a tomar uma face velha, o que para muitos pode ser chamado de vaidade, para Finnan é apenas que o mesmo não se considera tão sábio quanto os seus filhos ‘mais velhos’, sempre preferindo ser jovem e aprender com eles coisas novas.

Capacidades Divinas

Mesmo Finnan sendo um deus simples e que evita ao máximo conflitos e, por isso, nunca precisou fazer demonstrações de poder, o mesmo é tão poderoso quanto seus enormes irmãos, podendo igualar forças com o grande ferreiro, Makrumm Pratad'Ouro, ou até a tão encantadora Sylrieth. O mesmo, entretanto, opta por não fazer demonstrações de poder, sempre buscando resolver as situações da maneira mais astuta e menos violenta possível. Por mais que seus domínios não demonstrem imponência, sua força está na hospitalidade, lhe permitindo auxiliar com sussurros e pequenos empurrões os que buscam a resolução pacífica, ou então com ideias para curiosas saídas e ainda com verdadeiro poder os que precisam de bravura para lutar. Sua força principal encontra-se na capacidade de, com as palavras, influenciar os indivíduos, mas não como faria Rangel, e sim como um inspirador aliado. Ele detém uma relíquia que lhe foi dada pelos deuses artesãos e na qual ele guardou presentes e recordações de outros deuses, entidades e até mesmo mortais, essa é sua mochila sem fundo que lhe permite puxar as mais criativas ferramentas para o ajudar a superar qualquer problema, algo que faz a seus fiéis também, não sendo incomum um fiel em perigo que clama por ajuda encontrar uma pequena ferramenta mágica que lhe pode ajudar a sair daquela situação.

No mundo

O que faz

Finnan é um viajante entre os planos, mas que sempre volta à sua morada em Monte Celeste para receber suplicantes e visitantes quando necessário, faz questão de conversar com eles e conhecê-los ainda mais, dando-os a melhor recepção possível. Ele zela por seus filhos, e até mesmo pelos outros, sempre buscando guiá-los nesse mundo em que ser tão pequeno é um desafio, mas um que se deve abraçar e superar com um largo sorriso no rosto.

Plano de Domínio

A morada de Finnan fica em Monte Celestia, adquirida após ajudar Makrumm e Hoffe na luta contra os demônios. Ele fica na terceira camada, num local chamado de ‘Verdes Campos’, mas apesar disso é bem comum que ele esteja em outros planos, visitando e viajando mais do que em sua morada nos Sete Céus.

Locais Ligados a Fé

Muitas estalagens e cozinhas carregam símbolos de Finnan, principalmente se há algum halfling trabalhando lá. Normalmente os lugares que poderiam ter seus símbolos costumam ter os de outras deidades com domínios parecidos e que são mais marcantes a elas que ao Papeador, mas onde há um halfling, há símbolos de Finnan, mesmo que junto de outros deuses.

Cultura

Toda a cultura halfling é a cultura que envolve o deus, desde o ensino sobre as tradições culinárias e de cuidado às famílias até o incentivo à exploração e curiosidade. Os haflings nomeiam muitos eventos como algo do deus, sendo que são apenas empurrões dele para seus filhos crescerem. Um exemplo é o ritual de ‘recepção’ que é ensinado a todo halfling pelos mais velhos para sempre receberem bem os visitantes, outro é o respeito pela hierarquia familiar e dos mais velhos e até o ritual de ‘aventura’, que é uma festividade feita pelos grupos halflings antes de um deles partirem em suas viagens, como um sinal de boa sorte. É muito comum também que, pelo deus conversador e contador de histórias, que a tradição da raça seja muito oral e viva, garantindo contos muito antigos em histórias que, às vezes, são alteradas pelo tempo e fantasia.

Lendas

A maior história de Finnan é sobre a invasão demoníaca a Monte Celeste, onde dizem que foi uma das poucas vezes que viram o pequeno deus revelar verdadeiro poder, puxando de sua bolsa inúmeras armas e sendo capaz de manusear todas em simultâneo enquanto tragava de seu cachimbo. Alguns dizem que a primeira vez que foi visto Finnan chorar, não por alegria ou tristeza, mas por raiva.

Origem

Nem todos os deuses ativamente criaram coisas ou quiserem parte do mundo para si próprios, alguns deles apenas quiserem desfrutar de sua nova forma, da nova forma de seus irmãos e das novas formas que os mundos teriam, e o maior destes é Finnan, o Papeador. Finnan é um pequeno e jovem indivíduo que em suas primeiras décadas, e mesmo agora, dedicou-se a conhecer tudo e todos, a conversas, guardas presentes e até mesmo presentear outros, nunca teve uma casa fixa em plano nenhum, mas sempre criou-as num piscar de olhos para receber seus irmãos e lhes servir. No tempo de conflitos divinos ele foi um dos deuses que se reuniu com Rangel nas diversas tentativas de acabar com os conflitos, tentando tratados de paz, mas muitas vezes precisando recorrer ao uso de sua força, mesmo que os deuses não a compreendam direito, o poder de Finnan em seus pequenos atos que mostram-se enormes no futuro, é sua maior habilidade.

Relações


Inimizades/Alianças

Finnan sempre busca as melhores relações com os seus irmãos e deuses, mas o mesmo não tolera ações mesquinhas e malignas, sendo também um dos primeiros a se erguer e agir contra aqueles que colocam em risco vidas, sejam divinas ou mortais. Entretanto, mesmo perante o pior deus, Finnan é incapaz de mostrar verdadeira raiva e capacidade de matar, sendo eventos épicos os em que ele, de fato, matou algo.   Makrumm Pratad'Ouro e Hoffe: Uma grande amizade é a que o deus tem com esses outros dois, pois juntos eles travaram a batalha da invasão demoníaca nos planos superiores.   Deuses Bons e Neutros: Sempre apto a conversar, fazer companhia e ajudar, Finnan presa sempre pelas melhores relações e amizades com os outros deuses.   Deuses Malignos e Neutros: Finnan há de ser sempre ressabiado e cauteloso, seus métodos criativos estão sempre sendo pensados para como lidar com estes. Ele raramente será grosseiro, mas pode ocorrer, principalmente se um desses deuses mostrar evidente ações cruéis e, pior, violentas.

Organizações

Grupos de fazendeiros e de mercantes fundam organizações em nome de Finnan, esperando receber a prosperidade do deus.

Finnan

Deus Maior
Hospitalidade, Curiosidade, Bravura, Prosperidade e Halflings
Leal e Bom

Títulos
O Caseiro
O Mochileiro
O Bravo
O Papeador
 
Plano de Domínio
Monte Celestia, Venya, Verdes Campos
Children

Índice


This article has no secrets.

Comentários

Please Login in order to comment!