Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Praga Mágica

Metaphysical / Paranormal event

1385CV
29/4
1395CV

A Praga Mágica, chamada de Sopro Azul da Mudança pelos habitantes de Abeir, foi um desastre que atingiu o Espaço dos Reinos e até os próprios planos em 29 de Tarsakh do Ano do Fogo Azul, 1385 CV, e foi causada pelo assassinato de Mystra pelas mãos de Cyric e Shar. Ela continuou por uma década, levando aos Anos da Lamentação, durante os quais a magia arcana deixou de funcionar e o planeta de Toril foi transformado.   O adivinho Yaphyll teve uma visão do evento:  

" A rainha branca está preocupada, mas não sabe dizer o porquê. A rainha negra odeia a branca e dá ao assassino um casaco preto. O assassino se aproxima da rainha branca. Ela não pode vê-lo deslizando pelas sombras. A espada grita. A rainha branca cai. A cidade dela cai. Pedras caem na caverna para esmagar o adivinho. A árvore queima e se agita em agonia. Os galhos se quebram. Os galhos se retorcem e crescem juntos ... ”
- de uma visão do adivinho Yaphyll
Em sua visão, Yaphyll se referia a Mystra como a rainha branca e a Shar, deusa da noite, como a rainha negra. Cyric, deus do assassinato, era o assassino, Savras, o deus da adivinhação, era o adivinho, e a cidade, caverna e árvore simbolizavam as estruturas ordenadas da magia desmoronando no caos.


Na Cidadela Stik, Iasha Granger não conseguiu controlar seus poderes, enlouquecendo e atacando a cidadela. Snake e Roswald Hagarth Stik tiveram que impedir maiores problemas.   Durante o ataque, Roswald foi contaminado pelas Chamas Azuis, tornando-se um Estigma Arcano. Ele escondeu essa condição dos outros, retirando-se à sua torre nos anos seguintes para estudar a Praga Mágica e a nova forma de se usar a magia.

Related timelines & articles
A Saga dos Três Deuses
Neverwinter (article)
Reinos Esquecidos
Waterdeep (article)
O Legado do Norte
Luskan (article)