Amphail Settlement in Contos Esquecidos | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Amphail

Sendo a localidade mais ao sul do Vale do Dessarin, a vila de Amphail, famosa pela criação de cavalos, fica três dias ao norte de Águas Profundas, seguindo pela Estrada Longa e atravessando as várias fazendas no caminho. Ao aproximar-se do local, um aventureiro é recepcionado pela quietude dos bosques de abetos e árvores-do-crepúsculo (coníferas e árvores de madeira escura, respectivamente) que margeiam a estrada perto da vila central. No verão, a umidade e o calor espalham o característico cheiro do estrume, devido às várias criações de equinos presentes ali.   Amphail é o local de veraneio dos nobres de Águas Profundas e também é onde os filhos mimados dessa nobreza podem arrumar confusões sem ferir a reputação da família na capital. Viajantes que chegam à vila são logo avisados para terem cuidado com os “nascidos em berço de ouro” e que não devem esperar ajuda caso se metam num problema com os nobres.

Demografia

O povo mais simples de Amphail, rodeado pela nobreza de Águas Profundas, que faz questão de demonstrar status e riqueza, é bastante desconfiado. Eles aprenderam que alguns nobres não exitam em pisar nas pessoas caso tenham a oportunidade. Por isso eles se munem de informações sobre os mais ricos, buscando saber em quais deles confiar.   Os nascidos em berço de ouro costumam passar uma temporada em Amphail. Os nobres de Águas Profundas desejam que seus filhos aprendam lições sobre como é a vida fora da Cidade dos Esplendores. Uma maneira segura de apresentar a sociedade para tais proles tão mimadas, que certamente causarão problemas, mas que farão isso longe dos olhos curiosos de outros nobres. Os filhos de nobres andam sempre acompanhados de seus tutores, homens polidos que tentam amenizar os estragos feitos fazendo aqueles que foram prejudicados perdoarem as ofensas em troca do pagamento do prejuízo em moedas de ouro ou favores feitos em nome do transgressor.   Apesar disso, a vida em Amphail é tranquila, visto que qualquer ameaça ao local é duramente reprimida pelas sombras tanto de Águas Profundas quando da Aliança dos Lordes.

Governo

Apesar de ser apenas uma vila, Amphail é aceita como um membro da Aliança dos Lordes há cerca de um século, graças às manobras das famílias nobres que controlam estas terras. As principais famílias são as casas Amcathra, Ilzimmer e Chifreberrante. A grande maioria dos negócios na vila eventualmente envolvem pelo menos um intermediário dessas casas, negócios estes que são voltados principalmente à criação de cavalos e à exportação de alimentos para Águas Profundas.   Estas três casas, que encabeçaram a inclusão de Amphail na Aliança dos Lordes, revezam entre si a regência da região, que muda a cada Encontro dos Escudos (festival político que acontece a cada quatro anos). Outras casas importantes são as casas Jhansenzil e Tarm, que também criam cavalos em menor escala, e a Casa Escudáguia que não cria cavalos, mas tem uma longa tradição em cuidar de cavalos doentes e feridos, além de fornecer ferraduras e outros equipamentos para venda.   Entre as familias mais simples, os Oglyntyr têm a maior fazenda de gados e cavalos de região, e fornecem os mais finos Cavalos Brancos de Amphail.   Duas raças principais de cavalos são a marca de Amphail. Os já citados, e conhecidos em toda Costa da Espada, Cavalos Brancos de Amphail, que são garanhões leais e inteligentes para montaria pessoal. E os preferidos dos soldados da região, os Cavalos Negros Destrier, mais baratos porém com força e resiliência consideráveis.   A Família Ammakyl não é nobre, mas é dona da grande maioria das fazendas, são bondosos senhores de terra, segundo seus trabalhadores, e são os mais ricos da região, uma vez que são responsáveis por abastecer os depósitos de Águas Profundas de comida, fato que faz com que mesmo os “nascidos em berços de ouro” tentem não pisar na verde relva dos Ammakyl, sob pena de, subitamente, sua família ter dificuldade em encontrar sua comida preferida na hora de servir um banquete. Quaisquer ameaças aos Ammakyl são vistas como afrontas diretas a Águas Profundas e são prontamente resolvidas pela guarda da cidade.

Defesas

A guarda de cidade é feita pelos guardas de Águas Profundas que frequentemente cavalgam até Amphail para garantir segurança, mas não é comum que a cidade fique fora da proteção destes soldados por alguns dias. Entretanto, as guardas pessoais de nobres sempre se fazem presentes, como os doze cavaleiros da casa Chifreberrante, que protegem a cidade dos ladrões de cavalos

História

Em 734 CV, o Ano do Cervo Esplendido, da Era da Humanidade, Raulbaera Mão-de-Sangue, descendente de Ulbaerag Mão-de-Sangue (um antiquíssimo lorde do Forte Mão-de-Sangue, assentamento que viria a se tornar Águas Profundas), clamou essas terras e fundou o assentamento nomeado de Forte Sorveira.   Amphail, o justo, um paladino de Tyr contemporâneo ao século 900 CV foi o irmão do meio dos irmãos Caradoon. O irmão mais velho, Renwick Caradoon, era um mago notável. O mais novo, Samular, também era um paladino de Tyr.     Amphail foi um antigo senhor da guerra de Águas Profundas, que governou a cidade por apenas um ano, antes de morrer por volta dos anos 940 CV durante as Guerras Trolls. O antigo senhor da guerra tinha terras na região que um dia foi o Forte Sorveira e que viera a ganhar seu nome depois que seu fantasma foi visto vagando pelas ruas do local.   A vila aos poucos foi crescendo em volta da fama da criação de excelentes cavalos que são conhecidos em toda Costa da Espada.

Maps

  • Amphail
Founding Date
734
Tipo
Village
População
700
Gentílico dos Habitantes
Amphailanos
Locais Inclusos
Related Tradition (Primary)
Personagens no Local

Comentários

Please Login in order to comment!