Gath'Katla Settlement in Critical Bastards | World Anvil

Gath'Katla

“Nossas fundações são tão sólidas quanto a montanha”

Descrição

A tribo (ou clã) de Gath’katla se encontra espalhada por toda a extensão da montanha central de Rúbria, firmando assentamentos dentro e fora da mesma. Diferente de seus vizinhos goblinóides, os Goliaths não investem em túneis e galerias, mas sim em amplos espaços abertos onde podem acomodar suas estruturas.   Isolados das maior parte das relações políticas de Rúbria, os Goliath de Gath’Katla vivem em prol de sua própria sociedade, fundamentando sua cultura e crenças nos hábitos do clã. Isso não significa que sejam alheios a forasteiros.   Os goliath do clã Gath’Katla são exímios criadores das cabras gigantes, assim como seus vizinhos. Todavia, diz-se que as cabras do clã Gath’Katla são ainda mais fortes e poderosas, por serem nascidas, criadas e crescidas com os pés nas próprias rochas da montanha, sem, por muitas vezes, sequer pisarem na terra macia dos campos planos. Além do mais, essas cabras e cabras gigantes acabam desenvolvendo uma musculatura mais avantajada, visto que precisam ser fortes para sustentar o peso do povo meio-gigante.

Descrição Visual:

Gath'katla
  Gath’katla se resume em duas áreas distintas, dentro e fora da montanha.   As áreas fora da montanha são as principais barreiras contra invasores. Barricadas, muralhas e torres são erguidas em pontos estratégicos para impedir o avanço de qualquer inimigo e filtrar a entrada de visitantes. Pela escassa quantidade de madeira, a grande parte das construções do clã Gath’katla são feitas das pedras da própria montanha.   Ainda ao ar livre, os goliaths cercaram áreas para a pecuária das cabras e cabras gigantes, servindo as encostas como pasto para os animais. Junto a esta área, é comum de se ver algumas construções que até mesmo se mesclam com a paisagem do local, para os que trabalham na área. Cabanas de caçadores e adestradores de falcões também são comuns. As aves são uma forma comumente utilizada para o contato entre os diferentes postos e assentamentos dentro do clã.   Já no interior da montanha, os Goliaths cavam grandes aberturas dentro da pedra, similares em tamanho (mas não em arquitetura) com as dos anões. Lá, eles esculpem na própria pedra suas edificações, criando conglomerados sobrepostos, que vão desde o “térreo” da escavação até dezenas de metros para cima ou para baixo.   As residências e construções dos goliaths não tendem a ter uma arquitetura muito elaborada, pois, mesmo necessitando escavar e lapidar a montanha, esses o evitam em exagero, pela grande conexão que acreditam ter com ela, a quem, respeitosamente chamam de “Mãe”.   Os mercados do clã funcionam a pleno vapor, vendendo, em especial, armas, peles e adornos. A comida local provém da carne das cabras e outros animais de abate e da caça, bem como os derivados laticínios, verduras e legumes plantados próximos às aberturas de luz das cavernas e no exterior. Cogumelos e outros fungos fazem parte essencial da dieta de Gath’katla.   Por ser um povo intimamente competitivo, algumas arenas, tanto de duelos como de jogos, podem ser vistas espalhadas pela extensão do território do clã, tanto dentro como fora da montanha. Eventualmente, os goliath convidam seus vizinhos para uma demonstração de superioridade atlética, mas as arenas são muito mais utilizadas corriqueiramente pelos próprios membros do clã.   Imagem

Sociedade


População:

O Clã Gath’Katla é formado essencialmente de Goliaths. Contudo, não é inédito que haja adoções de indivíduos de outras raças.

Cultura:

Os goliaths são movidos em prol da sua sobrevivência, do polimento da força e da competitividade. Dessa maneira, em Gath’katla há tanto um ambiente que pode ser acolhedor, severo e mortal.   Ao mesmo tempo que os Goliaths cuidam de seus feridos de batalhas e acidentes, os mesmos tendem a não dedicar muito de sua energia para os idosos e os que tenham algum tipo de anomalia física ou mental. Os anciãos são respeitados como figuras de antiga importância e suas vozes ressoam com a voz da Mãe, para guiar seu povo. Todavia, sua debilidade física pela idade passa intocada pelos demais do clã. Na mentalidade de Gath’Katla, é preciso que um possa sobreviver por si mesmo. Aqueles que não conseguem, são rapidamente postos de lado.   Os que, por ventura, tenham se tornado indolentes, inúteis e insatisfeitos e que tenham a saúde decente, são exilados do clã, ou até mesmo mortos, como simbolismo de uma raça forte e que inadmite fracasso. Os exilados perdem o direito de usar o nome do clã.   O clã constantemente arquiteta disputas internas pelo simples e puro prazer da competição. Goliaths batalham em diversos eventos em suas arenas internas para descobrir qual deles é o mais apto, o mais forte, o mais sagaz, etc. Os vencedores de tais confrontos são sempre aclamados e ovacionados pelo povo e, como recompensa, é oferecido um cargo de liderança dentro das funções do clã.

Caráter:

Gath’Katla não é intolerante à visitas, mas cuida muito bem de vigiar os estrangeiros que adentram a montanha. Uma vez que alguém ganhe a confiança do clã, ela será bem-vinda e muito bem recepcionada, até que prove o contrário.   O temperamento Goliath pode, muitas vezes, ser confundido com rispidez. Falam o que pensam, sem se importar muito com sentimentos alheios. Um Goliath é verdadeiro com sua palavra.

Datas e Festividades:


Religião:

Os goliaths prezam pela montanha Mãe acima de tudo. Ela é a representação de Hilbryd, no conceito religioso de Gath’Katla. Para eles, cuidar e reverenciar a montanha é o mesmo que o fazer para a deusa. Por isso, quando uma mãe goliath está para dar a luz, ela se isola no meio da montanha, no seu ventre, para que, simbolicamente, seu filho nasça da própria deusa.   Na cultura, o que seria o Amor de Hilbryd, é interpretado pelos laços de sociedade formados em Gath’Katla. Se o laço é forte o suficiente, o goliath é permitido viver com a mãe. Agora, se for fraco ou instável, ele é expulso do ventre e será criado pelo mundo.

Economia

Gath’Katla baseia sua economia interna muito mais focada na permuta, embora utilizem as moedas de Rúbria. É uma questão mais cultural, da subsistência do Clã, que ultrapassa os interesses mesquinhos de indivíduos. Se o clã sobrevive, todos sobrevivem. E não há motivo para dificultar a subsistência de um indivíduo, se esse contribuirá para a manutenção do clã.   Todavia, quando se relacionam com estrangeiros, os Goliath negociam principalmente em dinheiro e segundamente em alguma permuta que os interesse, demonstrando assim uma mudança de eixo de interesses.   Gath’Katla tem em seu âmago diversas jazidas de ouro e demais metais preciosos, que são extraídos pelos membros do clã e negociados dentro e fora da montanha.

Governo

Os Anciãos do Clã são os que regem o destino dele. Os membros idosos são convidados pelos outros anciãos a se juntarem à cabeça do clã. Não existe um poder de um homem. A força do clã se baseia na rigidez do respeito pelos mais sábios e vividos.

Poderio Militar:

Gath’Katla não tem um exército propriamente dito. Absolutamente todo os Goliath deve ser apto a se proteger e a proteger o Clã. Portanto, todos são tutelados na arte do combate, caça e construções.

Conflito

Ao lado da Montanha Mãe, os goblinóides, no passado, tomaram para si a posse de ruínas de um forte construído pelos gigantes de outrora, criando o Forte do Sanguinaço. A mácula que isso causou no Clã de Gath’Katla reside até os dias atuais, pois, sendo descendentes direto dos gigantes, os goliaths teriam direito hereditário sobre o forte.   Contudo, o sentido de autopreservação do clã sempre falou mais alto na razão dos líderes e, mesmo enfurecidos pela ousadia, o Clã não se moveu para a expulsão e reconquista do forte. Ainda.

Organizações Relevantes

O Berço das Mães: Grupo de Goliaths idosas responsável pelo trabalho sagrado de auxiliar no parto dos novos membros. O Berço das Mães leva a goliath grávida até um local especial no âmago da montanha onde se isola para que, simbolicamente, seu filho nasça da própria montanha, que é a representação da deusa Hilbryd.

Locais Relevantes


NPCs Relevantes

Gaunda “Rochaforte” Gath’katla
  Gaunda “Rochaforte” Gath’katla - Uma das anciãs de Gath’Katla é uma lider xamânica altamente respeitada e admirada pelos seus pares, pois é considerada conhecedora profunda das tradições e crenças da sociedade. Ela, apesar da idade avançada, tem um corpo relativamente musculoso e uma pele grossa e escamosa, de cor rochosa. Ela se veste com uma variedade de adornos corporais, como tatuagens, piercings e penas, e veste-se com tecidos coloridos e ornamentados, como peles de animais e couro. Seus olhos são grandes e brilhantes, e ela carrega uma expressão sábia e calma no rosto. Em geral, ela pode ser uma figura imponente, mas também gentil e compassiva, que inspira respeito e admiração em quem a conhece.   A líder xamânica é um guia espiritual e uma curandeira, que ajuda a Gath’katla a se conectar com os espíritos e as forças da Mãe. Ela se utiliza de rituais, cerimônias e medicamentos naturais para ajudar os membros do Clã a superar problemas de saúde, resolver conflitos e alcançar seus objetivos. A líder xamânica também é responsável por preservar as tradições e os costumes da sua sociedade, e por ensinar os valores e crenças aos mais jovens. Ele ou ela é um verdadeiro líder, que inspira os outros a seguirem seu exemplo e a trilhar um caminho de sabedoria e harmonia.   Glorr “Punhofirme” Gath’katla
  Glorr “Punhofirme” Gath’katla - Outro dos anciãos do clã, Glorr é um goliath de estatura superior à maioria. Mesmo que idoso, seu corpo nunca perdeu a força de sua juventude. Em conjunto com a sabedoria e experiência de anos, se torna uma mistura especialmente perigosa para qualquer um que o desafie. Glorr é coberto de cicatrizes pelo corpo e lhe falta um olho, onde uma cicatriz horrenda mostra as glórias de tempos passados.   Punhofirme é encarregado do treinamento dos jovens na arte da luta desarmada e também do seu condicionamento físico.   Punhofirme recebeu esse nome pois, segundo sua lenda, um dia, enquanto a Mãe estava triste, houve um grande deslizamento e uma ruptura na montanha começou a abrir. Dizem que punho firme saltou para dentro, logo que começou a fenda e, com as próprias mãos, segurou ambas as partes da montanha que se partiam até que os demais goliaths pudessem aplacar a tristeza da mãe.

Origem

A tradição oral goliath diz que todos os habitantes do clã Gath’Katla surgiram do núcleo da rocha, quando a Mãe fez jorrar leite de seus veios. Cada veio de pedra se originou nos primeiros Goliath de Gath’Katla, ainda na Era das Trevas. Todavia, essa história vai mudando com o tempo, de acordo com os anciãos que as contam. É possível que a criação seja essa ou outra totalmente diferente. O segredo se encontra perdido no tempo.

Acontecimentos


Gath'Katla

Cidade/Clã
Reino Afiliado: Rúbria

Governante
Anciãos
População
10.200
Tipo
Large city

Comentários

Please Login in order to comment!