Parisca (Pa-rís-ca)
O porto dos estrangeiros.
Parisca é uma vila portuária enumiana localizada a nordeste de Enari, no litoral da Floresta do Rei. Apesar de não ter o mesmo porte que as cidades vizinhas, contando apenas com uma pequena população de 1600 habitantes, Parisca é um importante porto que escoa grãos e bens para dentro e fora da porção nordeste das Terras Poentes, evitando a travessia perigosa do planalto central enumiano e encurtando a viagem de um lado para o outro. Além disso, é o principal contato com as Ilhas Naath.
As docas são efervescentes e as tavernas se agitam à noite enquanto trabalhadores honestos se livram da tensão do longo dia. Nas lojas, mercadores fazem preços justos e até oferecem descontos a aventureiros em troca de serviços nas redondezas. Parisca é acostumada com esse tipo de gente, e seu barão é aconselhado de perto por dois lendários aventureiros que se estabeleceram na cidade por volta de 280 3E. Ela é a sede da pequena companhia mercadora Autoridade de Seda, que produz a própria seda a partir das mariposas enumianas, endêmicas da floresta úmida que acompanha o litoral. Por isso, em Parisca também existe uma prática cultural de tecelagem muito desenvolvida.
História e Arquitetura
Parisca é fruto da incursão do nobre mercador shuriano Takeda Shingen para as terras mais ao sul do Império de Ceres. Ele encontrou um pequeno vilarejo na Província Enumiana no qual se estabeleceu, desenvolvendo boas relações com a nobreza da corte de Enari. Originalmente, foi expulso de sua terra natal por decidir apoiar a Tradição Samurai, fruto de grande colisão de interesses dentro da distante Província Niveriana. Este nobre e seus acompanhantes, dentre eles um samurai exilado, estiveram no Baile de Zêmnia ao qual foram convidados os aventureiros de Cidália.
Com sua influência, o vilarejo desenvolveu técnicas mercantis que escoaram com lucros a seda, cuja produção também foi introduzida por ele. Seus servos arquitetaram edifícios para a população local e o desenvolvimento da infraestrutura ao lado da expansão econômica atraiu mais enarianos para o assentamento, que crescia rapidamente. Por suas boas relações com a capital provincial e sua influência local, Shingen foi nomeado barão e proprietário das terras que correspondem à atual Parisca, supostamente o nome de uma nobre enariana por quem foi apaixonado na juventude, motivo de ter escolhido a província para acolher-se após o exílio.
Founding Date
229 3E
Tipo
Town
População
Aprox. 1600
Localizado(a) sob
Ruling/Owning Rank
Organização Proprietária
Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild
Comentários