A Ementa é o código de conduta do Arcanum, revisada frequentemente durante a curta existência da organização, sendo a mais atual a de 1978.
A Ementa do Arcanum
O Arcanum é uma organização dedicada à busca do conhecimento em seu próprio benefício. Nós, os membros do Arcanum, buscamos nossa própria iluminação e a iluminação de nossos irmãos e irmãs e, em última instância, desejamos ajudar na iluminação de toda a humanidade.
O Arcanum postula que existe um outro mundo, aquele em que o mundo sobrenatural e mitológico se junta ao nosso, e que é nosso dever compreender seus segredos. Devemos buscar esse conhecimento em lugares de mistério, através das páginas da história e na tradição de todas as pessoas. Como os Antigos entendiam, então, um dia, iremos.
O Arcanum acredita que somente por meio de erudição e aprendizagem pode-se separar o fato da ficção, e a mera superstição pode ser separada da verdade sobrenatural. Os mitos e o folclore falam de verdades superiores, e é por meio de estudo e investigação diligentes que essas verdades superiores podem ser reveladas.
O Arcanum existe para aprender, não para manipular. Somos observadores objetivos, e não juízes. O Arcanum não avalia a “moralidade” do sobrenatural simplesmente à luz do fato de sua existência, nem toma qualquer ação contra o sobrenatural com base em qualquer sistema de ética predeterminado.
O que o Arcanum estuda e aprende, ele o faz para seu próprio benefício. Os recursos do Arcanum não devem ser compartilhados com ninguém fora do Arcanum, nem o conhecimento precioso obtido por nossos estudos deve ser divulgado sem o consentimento do Comitê Executivo. Quando chegar a hora, ensinaremos outros; por enquanto, é nosso dever salvaguardar esse conhecimento, protegê-lo de uma humanidade que ainda não está pronta para recebê-lo.
Comentários