Callea, Cidade Portuária Settlement in Dolionne | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Callea, Cidade Portuária

Callea é uma antiga cidade, primeiramente conhecida como Teronelor, o sobrenome da violenta e tirana nobreza monárquica, líderes da então Cidade Livre. Renomeada em 2I427/05/03 para Callea logo após a ascensão de Enel ao governo da região, seu nome faz referência às palavras "união" e "povo", devido ao modo de como a revolta popular ocorreu.   Localizada na costa leste da República de Janpal, Callea é uma grande e rica cidade portuária que sobrevive principalmente de turismo e de comércio, devido à sua ótima localização geográfica, que favorece o trânsito de pessoas e de bens.

Government

Democracia

Eleições gerais de cinco em cinco anos.

 

Prefeito

Iomhar MacCunley  

Liderança Política

A cidade é atualmente liderada pela Liga da União Liberal, o mesmo partido de Iomhar. Ela possui dezenove vereadores, sendo dez dessa liga, cinco do Partido da Operação Nacional, três da Liga Autoritária e um do Partido da Prosperidade.   Cada político deve escolher fazer parte de um partido, de uma liga ou de ambas; no entanto, na hora da eleição, deve escolher representar apenas um deles. Ver a seção "Organizações Políticas" para mais informações.

Industry & Trade

Turismo

  A cidade apresenta diversos pontos turísticos, tais como o Panteão das Correntes (sítio teológico), as ruínas do palácio real (sítio histórico), o atol da Lua Crescente (sítio turístico) e a Biblioteca Central (sítio acadêmico). O turismo emprega boa parte da população local, gerando uma renda considerável para a cidade.  

Culinária

  A culinária da cidade é reconhecida devido aos exóticos ingredientes da região. Sendo uma cidade costeira, os pratos típicos são a base de frutos do mar - peixes, crustáceos, moluscos, entre outros. Os mesmos são preparados com iguarias específicas da região ao redor da cidade, únicas no mundo.   O tradicional restaurante "O Rouxinol", localizado no Atol da Lua Crescente, é considerado o melhor restaurante da cidade; sua reputação é precedida pela sua localização privilegiada, pelos seus pratos requintados e, consequentemente, pelo seu alto preço de consumo. Ainda assim, é um ótimo local de visita para aqueles mais afortunados.  

Frutos do Mar

  Além da produção para o consumo interno, a cidade exporta grandes quantidades de frutos do mar - peixes, moluscos, crustáceos - às outras cidades da nação, tendo um monopólio natural sob esse mercado. Assim, existem muitos pescadores, marinheiros e comerciantes de alimentos habitando a cidade.
 

Agricultura

  A região periférica da cidade produz alimentos básicos para a população, bem como especiarias específicas da região. Atualmente a quantia produzida é consumida internamente - pouca produção é exportada para outros lugares. Itens alimentícios mais específicos são importados do interior do país, lugar com maior área para a agricultura.
 

Comércio Local

  Sendo uma cidade com grande foco no turismo, muitas pessoas vivem do comércio local, vendendo diversos itens e artefatos típicos artesanais aos visitantes.
 

Corpo Docente

  A Universidade conta com um enorme número de professores, na proporção aproximada de um docente para cada dez alunos, além de um grande número de pesquisadores e palestrantes.

Infrastructure

Sítios Turísticos

  Sendo uma cidade antiga, a Cidade Portuária de Callea apresenta uma variedade de pontos turísticos conhecidos pelos quatro cantos do mundo.  

O Panteão das Correntes

  Localizado nos arredores de Callea, o Panteão das Correntes é um massivo templo religioso, construído no início da era da segunda intervenção, segundo as ordens de Zemoa e planejado em conjunto pelos líderes das nações do norte.   Este templo é conhecido por portar no seu interior as gigantescas estátuas representando os deuses Zemoa, Mitra e Mereluz, sendo a primeira a maior de todas. As três estátuas estão ligadas entre si por grossas correntes de aço de baixo carbono, significando a união dos três deuses.  

Praça da Revolta

  A Praça da Revolta foi construída algumas semanas após a importante Revolução das Máscaras, que libertou a cidade da tirana família real Teronelor. No dia de sua inauguração, 2I427/05/03, a cidade foi rebatizada como Callea pelo novo imperador Enel.   A praça está localizada no centro da cidade, e porta a figura dos então batizados Doze Justiceiros em uma pose confiante e vitoriosa, cada um carregando uma máscara facial diferente. Este grupo sempre fora a resistência contra o governo dos monarcas. Apesar de apenas metade deles terem de fato participado da revolta, os outros haviam perecido em lutas anteriores contra o governo, e por isso foram também homenageados - um ato ligeiramente controverso, pois alguns os consideravam apenas criminosos comuns.   Essa praça havia sido destruída durante as Guerras Expansionistas, porém fora reconstruída pouco tempo após o tratado de paz da nação de Janpal.  

As Ruínas do Palácio Real

  Mesmo após a Revolta das Máscaras, o palácio real havia sido mantido como uma estrutura simbólica da cidade. No entanto, as Guerras Expansionistas trouxeram ruína ao palácio. Ao contrário da Praça da Revolta, a sua reconstrução custaria ativos que a cidade não possuía e demoraria mais tempo do que o povo estava disposto a ceder. Dessa forma, as ruínas foram esquecidas por um tempo, sem preservação. Posteriormente, o governo local decidiu investir nelas, tornando-as um ponto turístico.   Elas estão localizadas no distrito do Alto Crescente, a região de maior elevação da cidade.  

As Ruínas da Antiga Muralha

  De forma similar ao palácio real, a muralha havia sido parcialmente destruída pelas tropas invasoras durante as Guerras Expansionistas, e suas ruínas foram esquecidas por muito tempo. Eventualmente tornou-se um ponto turístico, e uma nova muralha foi construída em um arco duas vezes maior, aumentando consideravelmente a área protegida da cidade.  

Atol da Lua Crescente

  O Atol da Lua Crescente é uma série de pequenas ilhas dispostas na forma de uma lua crescente próximos à costa da cidade. As ilhas apresentam hotéis, restaurantes e serviços gerais de resorts.  

Distrito dos Portos

  Localizado na zona norte da cidade, o distrito possui os grandes portos da região. Dessa forma, é comum encontrar as grandes embarcações enquanto passeia-se pela região. Outro grande atrativo é o mercado público, onde os mercantes e moradores locais vendem seus produtos.  

Praia Grande

  A Praia Grande é a principal praia da cidade. Localizada na zona sul, é um contraste à região norte da cidade - área com o foco no lazer ao invés do comércio. Os visitantes podem aproveitar o banho de mar apreciando a bela vista que a praia fornece.  

Mercado Público

  Localizado na beira do mar no distrito dos portos, o Mercado Público é uma construção datada do início da era pós terceira intervenção, no lugar da antiga Praça do Comércio. Conforme o crescimento da população da cidade, a necessidade de uma melhoria na infraestrutura foi percebida pelos líderes locais. Dessa forma, foi construído esse mercado, portando um número muito maior de lojas do que a antiga praça lá existente, satisfazendo uma demanda crescente. Atualmente, o mercado age também como um sítio turístico, atraindo milhares de pessoas por semana.  
 

Academia

  Por ser uma das maiores cidades do país, Callea possui um importante centro acadêmico de importância continental. Estudiosos do país inteiro migram para a cidade para formar-se em diversas áreas do conhecimento.  

Universidade de Callea

  Fundada no ano de 3I525, a Universidade de Callea disponibiliza mais de trinta cursos, distribuídos entre as áreas de humanas, de exatas, da saúde e da Essência. Atualmente, a universidade conta com aproximadamente dez mil estudantes em seus dois campi universitários. A estimativa é que a universidade tenha formado mais de quinhentos mil alunos ao longo da sua existência.  

Biblioteca Central

  Localizada no campus antigo da universidade, a Biblioteca Central possui o maior catálogo de livros do mundo. O prédio em formato hexagonal possui três andares de altura, contendo uma área total de 80.000m². O catálogo possui uma quantia estimada de vinte milhões de exemplares; no entanto, pouco mais de 60% deles está escrita em idiomas perdidos da antiguidade, necessitando de uma tradução para as línguas atuais.

Guilds and Factions

Organizações Políticas

  As organizações políticas da cidade são as mesmas quatro especificadas pelas leis da nação. Elas estão divididas de acordo com a sua ideologia política e social, representando exclusivamente um dos extremos. A denominação "partido" representa a visão econômica (esquerda, direita), enquanto a denominação "liga" representa o aspecto social (autoritarismo, libertarianismo). Dessa forma, um político pode fazer parte tanto de um partido quanto de uma liga, ou de ambas ao mesmo tempo, dependendo de sua visão. No entanto, poderá representar apenas um lado na hora da eleição, aquele com o qual mais se identifica.   São eles: Partido da Operação Nacional (esquerda), Partido da Prosperidade (direita), Liga da União Liberal (libertarianismo) e Liga Autoritária (autoritarismo).  

O Enclave dos Corsários

  O Enclave dos Corsários de Callea (ECC) é um histórico sindicato de marinheiros e pescadores que discutem as condições políticas e sociais de seus membros. Antigamente, o enclave garantia os seus direitos perante seus empregadores. No entanto, com a evolução das leis e o crescimento da cidade, estas questões foram tornando-se intrínsecas à sociedade, e o enclave é então mantido mais como uma entidade cultural.  

A Ordem do Conhecimento

  Criada em 3I123, a Ordem do Conhecimento é uma histórica facção de estudiosos, formada pelos mais renomados estudiosos e pesquisadores do mundo inteiro. Atualmente, sua sede está localizada na Universidade de Callea, realocada da cidade de Mirit Eyner devido à guerra civil ocorrida em Sisneidor.   A Ordem é separada em duas sub-facções: a Ordem do Conhecimento Teórico, formada por alunos das áreas humanas e da saúde, e a Ordem do Conhecimento Prático, formada por alunos das áreas da Essência e das exatas.  

A Ordem do Conhecimento Teórico (OCT)

  A OCT é uma facção formada pelos melhores alunos das áreas humanas e da saúde. Seu foco é compreender a atividade humana através de pesquisas comportamentais de grandes grupos, e prever ações futuras de acordo com o realizado no passado. O grupo tem como base de suas pesquisas a sociologia e a filosofia.
 

A Ordem do Conhecimento Prático (OCP)

  A OCP é uma facção formada pelos melhores alunos das áreas da Essência e das exatas. Eles são os líderes em pesquisas relacionadas à magia, buscando aprimorar a vida humana através de descobertas científicas. Tipicamente, os experimentos realizados por eles misturam a Essência com aparelhos mecânicos.

History

A Revolta das Máscaras - 2I427/02/01

  A população conseguiu destronar a família real após os monarcas terem negado apoio ao novo e benevolente governador, sancionando uma série de leis controversas e punitivas. Apoiados por uma grande parte dos comerciantes da cidade, e por uma pequena parte da própria nobreza local, a chamada Revolta das Máscaras foi rápida e eficaz; durou apenas uma noite, um golpe de estado inesperado, preciso, eficaz.   O golpe de estado ocorreu durante a sexta edição do Baile das Máscaras, a festa anual instaurada alguns anos antes, realizada no salão principal do castelo real. Esta edição contou com a presença do Rei Julius e da Rainha Vivien, em contraste à edição do ano anterior, quando ambos tiveram que resolver problemas pessoais às pressas e clamaram não poder comparecer.   Anteriormente ao dia do baile, túneis haviam sido escavados sob os muros da mansão real, permitindo o acesso dos invasores. Organizadas pelos nobres, financiadas pelos comerciantes e executadas por pessoas do povo sob a sombra das noites escuras, as escavações permitiram o acesso dos assassinos ao pátio interno do castelo.   Um grupo conhecido de criminosos sob as leis da cidade (justiceiros que buscavam o bem da população mais pobre) havia sido procurado pela polícia local a fim de fechar um acordo de perdão pelos seus diversos crimes, além de uma quantia considerável a cada um deles. Eram eles: Cicatriz, Marreta, Espertinho, Olho Furado, Brutus e Daniel.   O grupo era originalmente composto por doze pessoas, porém metade deles havia sido capturada ou morta com o passar do tempo - o que não impediu a integridade do grupo como um todo. Eles teriam que ser os indivíduos a capturarem os monarcas, enquanto guardas oposicionistas estariam mesclados em meio à multidão.   No dia do baile, este grupo de invasores permeou no pátio real, ocultos pelas suas furtividades aguçadas. Penetraram no palácio devido à passagem aberta por Leopoldo Vie, comerciante honesto e conselheiro econômico de Julius, cansado das injustiças recentes. Ao sinal de Cicatriz, eles agiram brevemente, imobilizando os monarcas e sua família, enquanto os guardas populares subjugavam os guardas reais.   A revolta teve meses de planejamento, e ocorreu em apenas uma noite, com dez fatalidades - quatro guardas de cada lado, uma nobre inocente e Espertinho. Fora um preço baixo a se pagar para a libertação da cidade, que viria a crescer economicamente de forma rápida, livrando-se da pobreza generalizada que lá havia.

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Guild Feature

Display your locations, species, organizations and so much more in a tree structure to bring your world to life!

Primeira Intervenção

Segunda Intervenção

Terceira Intervenção

Comments

Please Login in order to comment!