Nádia Settlement in Centúria | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Nádia

"A torre pulsa com uma energia azulada quase invisível, que os olhos treinados de vocês conseguem perceber. Como pó de vidro, ela dispersa no ar, cobrindo os telhados metros abaixo. Se a chuva não caísse com tanta força, Nádia teria parecido tranquila, até encantadora, agora. Mas a cena toda pareceu muito mais o aviso de uma presença indesejada cujo nome ainda desconhecem."
 
A cidade mais aventureira de Centúria é a antiga e poderosa Nádia, a mitológica capital do Império de Linea, cujo povo foi derrubado e levado à quase-extinção pelos humanos Fierardi. A Torre de Vasselheim ergue-se em seu centro como um lembrete do passado e da capacidade humana de superar condições insuperáveis, mas também do ciclo de brutalidade que paira no continente centuriano.   Centro mercantil, político e militar de toda a Fiera Antiga, Nádia possui a maior presença de aventureiros do continente, a Armada Naval mais bem treinada e bem-sucedida da história e uma rica tradição militar pautada no respeito à habilidade e o talento. Também se estende nas sombras da torre a influência de poderosas organizações criminosas e acordos muito maiores do que parecem.  

Características

Com cerca de 60 mil habitantes, Nádia é uma cidade densa cujas residências e prédios crescem para cima e nem sempre para os lados. Isso é incentivado pelo fato de que a cidade é protegida por uma extensa muralha perfeitamente circular com aproximadamente 12 metros de altura. O acesso se dá por cima dessas muralhas, através de pontes que se erguem a partir da parte externa das muralhas, convergindo na colossal Vasselheim. Lá, magia e engenhosidade se misturam na Grande Escadaria e na Plataforma da Torre.   Os telhados vermelhos (ou azuis, a depender da estação) dão um ar pitoresco à cidade, cujas estruturas são feitas de pedra polida em sua maioria. As ruas centrais, largas, têm espaço tanto para barracas quanto para carroças e pessoas navegarem aos montes, mas o resto dos caminhos é um emaranhado de ruas apertadas e floridas com muita conversa pelas janelas. À noite, agitação é bem comum, especialmente nas proximidades do Bastião da Vitória.   A temperatura na região varia entre 26 e 30 ºC, o que incentiva roupas leves e finas, abertas. Quando o brutal inverno centuriano chega, entretanto, as temperaturas caem para os 17 ºC, mudando o código de vestuário do povo. É comum andar armado na cidade, em parte por causa da quantidade de aventureiros nadianos. Em dias de Festivais ou comemorações associadas à bebida, entretanto, o porte de armas é proibido como uma medida cautelar, já que a forte tradição marcial dos fierardi pode sair pela culatra.

Governo

Como o Reino Nadiano possui um sistema centralizado de governo, Nádia emite as ordens e diretrizes econômicas e políticas para todas as demais cidades de seu domínio. No topo dessa dinâmica de poder está o Rei e, logo abaixo dele, com poderes apenas burocráticos, o Vice-rei. Abaixo destes está o Hersir (equivalente a Grande-barão na hierarquia imperial), que é o comandante direto das forças militares do Rei, estando acima de todos os demais Jarls (barões). A posição de Hersir controla um território largo do reino, cerca de 1/3, e historicamente foi capaz de antagonizar a coroa nadiana, apesar desta ser uma rara ocorrência.   O Hersir raramente ocupa algum assento em Nádia, exceto em tempos de guerra. Por isso, o Comum é que um comandante apontado pelo Hersir cuide dos assuntos militares da cidade. O rei pode intervir nesse apontamento. No mais, diferentemente de outras cidades (onde em adição ao Mestre da Guarda, há sempre um Mestre da Lei), a Lei em Nádia é interpretada, julgada e decretada pelo próprio rei. Assuntos e debates de outras cidades também podem ser levados diretamente até sua corte, se necessário.   Diferentemente do que ocorre no resto dos territórios da antiga Ceres, a Assembléia Alabaster não atua em Nádia ou no Reino Nadiano, enquanto o Monastério Ilírico goza de considerável respeito, influência e uma posição consolidada dentre os conselheiros pessoais da coroa.

Indústria

Nádia triunfa como centro mercantil de sua região no continente, sendo o porto mais bem posicionado do mundo conhecido se o critério for o acesso às diferentes facções e nações conhecidas. Por terra, também goza de uma posição forte e antiga, reforçada por uma política centralizadora determinante. Além de sua posição como posto de troca, também é uma gigante produtora de rum e hidromel (numa escala global), a partir do açúcar adquirido de Deepwater e das fazendas de mel dos bosques que circundam as proximidades da cidade.   Couros e peles de animais e monstros caçados extensivamente são transformados em idumentárias e armaduras pelos ferreiros e curtidores da cidade, que também conta com encantadores, herbalistas, alquimistas e vários outros especialistas associados ao mercado aventureiro. É um cidade, portanto, de aspecto industrial, transformando bens primários em bens finais que são vendidos continente afora.

Guildas e Facções

A Guilda dos Aventureiros e a Guilda dos Cartógrafos dividem o Bastião da Vitória, bem próxima da Torre Vermelha. Essas duas grandes potências são as maiores guildas do continente, a primeira tendo uma filial em cada cidade com mais de 10 mil habitantes em Centúria e remetendo à 1E.   A Companhia dos Gládios, presente apenas em Nádia, também pode ser encontrada na cidade. Seus gladiadores lutam por moedas, mas de livre e espontânea vontade. Geralmente são guerreiros muito acima da média, refinados por décadas de prática e desafios, muito sendo velhos aventureiros. Nas batalhas gladiadoras de Nádia, golpes mortais só são permitidos com a presença de Clérigos.   Daí vale mencionar a presença do Monastério Ilírico, com sua influência política observável em qualquer ponto da cidade. Os monges possuem clérigos, ainda que escassos, e incentivam a obtenção e distribuição de conhecimento. O culto dessa ordem à verdade também os impele a expôr aqueles que andam pelas sombras das mentiras e da corrupção, uma disciplina rígida que atrai anualmente centenas de acólitos para a Vasselheim.
Founding Date
Anos do Caos
Founders
Nome(s) Alternativo(s)
Cidade dos Aventureiros
Tipo
Capital
População
58 mil habitantes
Gentílico dos Habitantes
Nadianos
Localizado(a) sob
Locais Inclusos
Dono/Governante
Ruling/Owning Rank
Organização Proprietária
Personagens no Local

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Guild Feature

Display your locations, species, organizations and so much more in a tree structure to bring your world to life!

Comentários

Please Login in order to comment!