Monastério Ilírico Organization in Centúria | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Monastério Ilírico

A ordem da verdade e do saber.

Baseado no Cobalt Soul de Matthew Mercer.
O Monastério Ilírico é uma ancestral ordem religiosa e acadêmica que segue os princípios de Iônia, Amante do Saber. O Monastério foi essencial na organização do Império de Ceres e possui algum grau de proteção governamental e militar deste, sendo uma das duas forças de maior influência em sua política interna. Dentro do Monastério, o culto a Selune também é comum. A maior parte de seus membros são monges, mas há também clérigos e até mesmo bardos em suas fileiras, além de inúmeros historiadores, arcanistas e pesquisadores. O símbolo da ordem é um olho aberto se enraizando sob uma estrela, denotando o despertar da razão e o conhecimento.  

Organização

  O Monastério é liderado pela Alto Curadora Yannahtari Altassur, que em função de seu cargo, é também conselheira excepcional no Conselho de Astrea. Ela também é a líder direta da base de operações do Monastério, o Arquivo Ilírico de Nádia. A despeito disso, a Alto Curadora passa a maior parte na capital do Império, ainda que a contragosto. Ao longo do continente, é possível encontrar Arquivos, que são bibliotecas da ordem sob responsabilidade de um Curador, mas também Templos de tradição guerreira ou religiosa, que são liderados por Guardiões. Nas fileiras do Monastério há uma força investigativa de elite, preocupada em recuperar conhecimento perdido ou trazer a verdade à tona, chamada de Expositores.  

Templos

Há seis Templos em Centúria, cada um deles liderado por um Guardião. Templos costumam estar isolados na natureza, mas ocasionalmente estão próximos a pequenas vilas ou mesmo cidades. Apesar de Arquivos possuírem aposentos para treinamento marcial, é nos Templos onde esse aspecto do Monastério é explorado ao máximo. A técnica marcial ilírica é desenvolvida lado a lado com uma rigorosa disciplina interna chamada de Caminho Ilírico. Indivíduos completamente proficientes nessa técnica podem se tornar instrutores, ou Mestres, e até mesmo Guardiões. Apesar de civis poderem atuar como Arquivistas e Monges ao longo da estrutura ilírica, apenas aqueles treinados no Caminho Ilírico podem tornar-se Mestres, Expositores, Curadores ou Guardiões.  

Arquivos

Há quatro Arquivos em Centúria, cada um deles liderado por um Curador. É comum que os Expositores atuem a partir destas instituições, nas quais conhecimento e relíquias são cuidadosamente protegidos. Os Arquivos funcionam como bibliotecas públicas e a reputação de um indivíduo com o Monastério permite que seções mais avançadas sejam consultadas. Os quatro Arquivos são:  
  • Arquivo Ilírico de Nádia, liderado pela Alto Curadora Yannahtari Altassur;
  • Arquivo Ilírico de Pávica, liderado pelo Curador Sura Divanis;
  • Observatório Ilírico Alessiano, liderado pelo Curador Minus Amadeus;
  • Arquivo Ilírico de V'elrashin, liderado pela Curadora Dafne Aledina.
 

Associação

Ao longo de Ceres e todo o resto do continente, um grande número de estabelecimentos estão afiliados ao Monastério Ilírico. A maioria desses estabelecimentos são bibliotecas e templos religiosos, mas ocasionalmente, lojas e dojos marciais também são encontrados. Para afiliar-se ao Monastério é necessário desenvolver uma boa e frutífera relação de cooperação e confiança, pautada sempre em uma diretriz de necessidade.  

História

  O Monastério Ilírico surgiu na 1E como uma organização preocupada com a manutenção do conhecimento no continente centuriano. Com o passar do tempo, entretanto, converteu-se numa ordem que buscava proteger a verdade e manter conhecimentos poderosos fora do alcance de seu mal uso, ao mesmo passo em que democratizava o acesso aos saberes que enriqueciam a sociedade e a comunhão dos povos. Essa postura foi encorpada com a assimilação do culto a Iônia, Amante do Saber. A apoteótica já favorecia a ordem mesmo antes de oficialmente tornar-se sua patrona.   Em 696 da 1E, uma tentativa de golpe ao Trono Imperial tentou envolver o Monastério no ato. Os ilíricos, apesar de imparciais, identificaram o desequilíbrio que aquilo representaria e expuseram a trama antes que ela viesse à tona. Como resultado, os traidores deflagraram violentamente o golpe, atacando a Cidadela Imperial, colocando o Arquivo Alessiano à tocha e levando sangue e caos para as ruas de Astrea. O golpe foi evitado, mas além das muitas perdas humanas, a maior parte da biblioteca do Arquivo foi perdida. Além disso, algumas relíquias simplesmente não voltaram a ser encontradas. Por isso, apesar da reconstrução do Arquivo no Observatório Alessiano, o Monastério decidiu que sua sede passaria a ser no Arquivo de Nádia, longe das intrigas da capital ceriana.   Em parte para evitar que a mudança da sede afetasse a influência ilírica na capital, círculos de teleporte foram instalados nos quatro Arquivos Ilíricos. Na atualidade há poucos indivíduos capazes de utilizá-los, e apesar de seu considerável desuso, os círculos continuam sendo muito bem guardados. A Alto Curadora, entretanto, enquanto conselheira, passa a maior parte do tempo no Arquivo Alessiano, ainda que seja a líder direta do Arquivo de Nádia.   Por séculos o Monastério Ilírico manteve uma relação de dualidade antagônica com a Assembléia Alabaster. As diferenças filosóficas entre os dois grupos gera uma infinidade de conflitos. Apesar das organizações não serem explicitamente hostis, disputam influência constantemente enquanto seus dois líderes agem na capacidade de conselheiros extraordinários. Ainda assim, o Monastério e a Assembleia por vezes agiram juntas em prol de alguns objetivos, ainda que a contragosto, e certamente mantendo sua rival em cheque.
Data de Fundação
1E
Tipo
Religious, Monastic Order
Nível de Treinamento
Elite
Gentílico
Ilíricos
Leader Title
Deities
Local
Territórios Controlados
Etnias Relacionadas

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild


Character flag image: Uplifting Sigil by Laura Tempest

Comentários

Please Login in order to comment!