Festival das Lanternas Tradition / Ritual in Centúria | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Festival das Lanternas

O dia do Grande Lunar.

O Festival das Lanternas é uma festividade ceriana com forte influência Luari que ocorre nos dias de Grande Luar — isto é, quando ambas Nora e Selune estão cheias no céu. Esse fenômeno acontece três vezes ao ano, e na terceira vez o tamanho das luas é duas vezes maior que o normal. Por conta da relação com as luas, também é chamado de Festival do Céu Prateado, em referência ao brilho da lua maior, Nora.   No festival se comemora a ancestralidade e a sabedoria proveniente dos erros passados, mas também a fundação do Império de Ceres. Do ponto de vista religioso, é quando a maior parte dos cultos de fé se reúnem para louvar as irmãs-lua. Dessa maneira, é uma festividade cultural e religiosa. Povos e etnias centurianos têm rituais específicos para o Grande Lunar, mas todos acendem balões-lanternas à noite e os soltam rumo aos céus, para que alcancem as luas. Cada lanterna tem um desejo que pode ser realizado se você acreditar verdadeiramente nele. Alguns dizem que a data serve como uma oportunidade de comungar diretamente com as deusas¹.  

Heresia

Existe um culto entre os luari que se diferencia da tradicional fé às irmãs-lua: os solari. Seguidores desse culto acreditam que as luas usurpam poder do sol e que, dessa maneira, o verdadeiro ensinamento das irmãs-lua é o de uma trapaça e furto. As lanternas subindo aos céus, ao ver desses indivíduos, são uma demonstração da tirania das luas sobre o mundo: até mesmo a nossa própria luz elas estão tomando, enquanto nos encantam com seu brilho delicado. Na ocasião do Grande Lunar, solaris costumam não participar das festividades; muitos inclusive sabotam as lanternas de outros luari, acreditando estar fazendo um favor.  

Características

Durante o dia, muitos preparam balões nos mais diferentes formatos para lançarem à noite. Preferencialmente, este ato deve ser feito próximo a um grande corpo de água, mas muitos os fazem ao redor de chafarizes, lagos e riachos. Os Luari usam magia para garantir que suas lanternas subam o mais alto possível, o que não é tão comum assim em outras etnias. Jogos são preparados para serem jogados à noite, e tendas são montadas com tradições variadas. Leitores de tarô e búzios costumam lucrar bastante neste festival. Outros preferem ir para templos para entrar em comunhão com o passado. Novamente, cada cultura tem uma maneira particular de fazer isso: enquanto os luari acreditam no espírito-quori, os fierardi acreditam no legado da sabedoria de seus ancestrais; nortumbrianos procuram a sabedoria de seus anciões ainda vivos, enquanto shurianos se isolam, tentando refletir sobre seus atos passados.
Primary Related Location

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild


Cover image: Princess by wlop

Comentários

Please Login in order to comment!