Deuses Primordiais Organization in Centúria | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Deuses Primordiais

Deuses primordiais foram divindades originais nascidas da manifestação de sintropia e entropia da Chama Etérea. Foram as primeiras consciências do multiverso e sentiam a necessidade de criar a partir da Mitária, tecida com a energia da própria chama. São forças criativas sentientes, preocupadas apenas com a criação de nova vida e manutenção do equilíbrio entre ordem e caos.   No período conhecido como Romper dos Céus, os primordiais deixaram Ilienel para trás, convencidos de que aperfeiçoariam seus métodos à medida que criassem mais e mais vida no multiverso. Alguns estelares os seguiram, e os que ficaram deram origem às raças modernas.
 

Particularidades

Identidade

Apesar de serem capazes de experimentar raiva, alegria e sentimentos semelhantes, bem como demonstrar justiça e injustiça, um primordial é uma existência que naturalmente aprendeu a deixar todos esses sentimentos de lado, sendo a maior manifestação de indiferença e apatia do multiverso. Seu único propósito é criar vida; depois de concluído este dever, o que for feito da vida não lhes importa. Um único primordial é capaz de criar um plano inteiro do multiverso.
 

Poderes Primordiais

Os primordiais possuem soberania total sobre poderes elementais, que nada mais são que uma manifestação da dicotomia do multiverso entre caos e ordem. Estes movimentos perpétuos envolvem um balanço que os primordiais se atentam para não perturbar, mas raramente algum incidente representa um desequilíbrio a nível cosmológico. Apesar de extremamente poderosos, não são onipotentes: mesmo um primordial leva éons para criar um planeta. Um primordial também sente a existência de tudo aquilo que criou.
 

Legado

Dos primordiais espontaneamente surgiram as primeiras entidades elementais, que por sua vez deram origem a outras, e assim por diante. A primeira raça criada pelos primordiais em Ilienel é conhecida como Estelar. Essas criaturas eram imortais e podiam controlar a Mitária — portanto a magia — à vontade. Os estelares que não deixaram o planeta para trás se esculpiram para melhor se adaptarem às suas crenças coletivas e preferências, eventualmente dando origem às raças modernas.
 

Perspectiva Ceriana

Na prática, um único primordial criou o planeta Ilienel. A cultura centuriana, entretanto, em algum momento dividiu esta entidade em outras quatro, cada uma regendo um elemento particular. Todas as formas de vida ligadas a este elemento foram provenientes do respectivo primordial, e os primordiais teriam trabalhado em conjunto para a criação dos estelares e outras formas de vida, como os dragões. Pela nomenclatura dessas "facetas", ou personas, nota-se que são provenientes de diferentes culturas. Estas são as personas centurianas para o primordial ilienense:
 
  • Antera, Senhor das Águas, que teria criado os lagos, os mares e os peixes, bem como ensinado a navegação e apresentado aos estelares os horizontes.
  • Al'Cair-Sidur, Senhor dos Ares, que teria criado as aves e tempestades e e apresentado aos estelares o conceito de liberdade e transição.
  • Tai'rad, Senhora das Terras, que teria criado as plantas e animais que andam e tudo o que há de natural nas terras, bem como a agricultura.
  • História, Senhora do Fogo, que teria ensinado os povos a viverem em sociedade, ao redor das luzes e do calor, e uns dos outros.
 

Perspectiva Criacionista

Em várias etnias e culturas distintas, mais de uma persona primordial trabalhou em conjunto para a criação de algo. Por exemplo, alguns daneses acreditam que Antera e Al'Cair ensinaram juntos os humanos a navegar. Criaturas de ascendência ou afinidade elemental mista costumam ser tratadas como filhos e filhas destas personas. Além disso, há raças modernas que acreditam erroneamente terem sido esculpidas ou criadas diretamente pelos primordiais, como é o caso dos genasi.  

Implicações Religiosas

Na perspectiva centuriana, o que um Deus Apoteótico faz é, na realidade, usurpar parte da criação de um primordial. Há sectos e tradições centurianas dedicadas portanto ao culto destas personas, e não dos deuses apoteóticos modernos, bem mais disseminados. O público geral não tem proximidade ou conexão com estas personas primordiais, e a fé e o culto a estas em nada influência no poder do primordial. Na verdade, o culto aos primordiais tem chegado a tamanho esquecimento que a origem dos celestiais já voltou a ser um mistério.
Tipo
Religious, Pantheon

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!