Baía das Espadas Geographic Location in Centúria | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Baía das Espadas

As águas cerúleas.

Contrariamente ao nome que possui, a Baía das Espadas é um golfo do Mar Nascente que corresponde ao final da Costa Fierardi, sendo também chamada de Águas Cerúleas. A Baía separa o continente de Centúria de seu subcontinente, Londor, servindo portanto como grande obstáculo entre os países de cada lado do corpo d'água, graças à sua natureza peculiar.   Em 230 da 3E, a Ilha de Tvers — onde estava ancorado o selo que prendia uma poderosa entidade — desapareceu misteriosamente da memória e dos mapas cartográficos de todo o mundo, com exceção de Cidália, que por coincidência fora exposta a uma estranha energia no exato momento em que a mudança ocorreu. Relatos de destruição e navios naufragados intensificaram-se, então, na Baía das Espadas.

Geografia

A característica principal da Baía das Espadas são as espinhas dorsais de angulares formações rochosas que existem em vários segmentos de sua extensão. Somadas às águas tempestuosas e clima imprevisível, estas rochas, supostamente criadas numa luta de cem dias entre dois deuses¹, foram associadas pela cultura Fierardi à espadas por conta do grande número de naufrágios da região.   No lado centuriano da Costa, a água encontra o nível da terra; no lado lerionense, encontra falésias, estando esta porção de Londor mais alta. A distância entre os dois pontos mais próximos da Baía é de 36 km, correspondente à distância da Península de Juhal até parte do território ilitiano de Leriones, que é o Canal de Queluz.   Há ilhas dentro da Baía, como a própria Tvers. A maioria delas é considerada terra-de-ninguém e piratas acreditam que um antigo povo outrora reinou sobre todas elas — mitos de artefatos e relíquias antigas são populares entre os piratas de Água-funda.

Ecosystem

Todo tipo de fauna oceânica está presente na baía, mas destacam-se a Baleia Nadiana e a Lula Gigante, ambas de proporções colossais. Tubarões costumam navegar nas águas fundas da baía, nunca estando longe de alguma pequenina ilhota. Há relatos de criaturas parasitas que habitam as profundezas dessas mesmas águas.

Localized Phenomena

O lado leste da Baía das Espadas experimenta pelo menos uma vez ao ano um fenômeno conhecido como Névoa das Serpentes, que traz consigo investidas do povo-serpente que habita as águas daquela região. Por este motivo, o território ilitiano de Leriones não é destinado ao mercado ou assentamento extensivo, tendo em seu litoral apenas uma cidade-forte: Nicomandres.

Artistas
Nome(s) Alternativo(s)
Águas Cerúleaspelos elfos sangrentos
Tipo
Bay
Localizado(a) sob

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Guild Feature

Display your locations, species, organizations and so much more in a tree structure to bring your world to life!

Comentários

Please Login in order to comment!