Migração Planar Physical / Metaphysical Law in Thylea | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Migração Planar

Quando você para de tentar ser alguém, você se torna quem deveria ter sempre sido. Os Deuses as vezes fazem essa escolha por você.
Lao Zi
A Migração Planar é o mais misterioso evento de Thylea. Ele teve início por volta de 1100 AG, mas teóricos suspeitam que esse evento pode ser até tão antigo quanto o continente.
A Migração basicamente é quando um ser é transportado do seu mundo de origem para o mundo de Thylea. Não se sabe ao certo o porque isso acontece, mas se suspeita que exista algo a ver com a própria Deusa Thylea, uma vez que alguns dos Migrados reportam ter visto uma moça com a descrição da Deusa durante seu processo de migração.
O processo de migração é composto de alguns elementos. Primeiro, o local aonde o Migrado vai aparecer parece ter uma mudança de temperatura, dias antes do evento acontecer. A mudança de temperatura é perceptível e brusca : o local do evento se torna algumas dezenas de graus mais quente, como se uma "coluna" de ar quente subisse aos céus. Animais na região tem um comportamento arisco, como se sentissem que algo acontecerá.
Alguns dias depois, uma coluna de luz se forma no local. A luz é visível a olho nu a kilometros de distância, mesmo durante o dia. Após alguns minutos, todos os efeitos desaparecem. Como resultado final do evento, uma ou mais pessoas são encontradas no local, dormindo. Todas elas alegam ser de outro mundo, vivendo em outro tempo, em países que são desconhecidos pelos nativos, e usando idiomas que nunca foram ouvidos. Todos que passaram por esse processo afirmam simplesmente ter dormido no seu "mundo" natal, e acordado em Thylea, no local do evento.
Inicialmente, o evento era bastante comum. Milhares de pessoas chegaram a ser migradas em um único mês, em diversos locais diferentes do continente. Os migrados eram ativamente caçados, com alguns sendo mortos antes mesmo de acordar da migração. Com o tempo, os migrados começaram a se juntar para se proteger, dando origem as cidades e assentamentos que temos hoje.   Após os eventos da Primeira Guerra (vide Mytros ), as migrações ficaram muito raras. Nos 500 anos do juramento de paz, nem 100 pessoas foram migradas para Thylea. Até que a Oráculo Phytia descreveu uma profecia, onde migrados iriam ter trazer a mudança no mundo novo que o futuro aguardava, onde os Titãs estariam livres para andar novamente no continente. Phytia foi precisa até na localização de onde apareceriam os migrados, e nesse local foi erguido um templo demarcando a sua chegada. Não se sabem os detalhes de como os Migrados vão mudar o futuro. Os detalhes da visão foram compartilhados oralmente somente entre os oráculos do Templo, para que outras pessoas não influenciem com suas ações, os rumos do futuro. Hoje, apenas o oráculo Versi é dona de todos os detalhes da profecia.  
Existem linhas de estudo diferentes sobre o porque a Migração acontece. Alguns estudiosos defendem que a teoria da "Arvore da Vida", e outros defendem a teoria da "Colheita".

Árvore da Vida

  Na Ilha do Coração Dourado , existe uma árvore de quase 2000 metros de altura, que os nativos afirmam conter o espírito da Deusa Thylea, que havia falecido no Mar Cerúlea , dando origem ao Mundo e a todas as vidas no continente. Para os nativos, a existência da Árvore é fundamental não só para o balanço deste mundo, mas para todo o universo. A Grande Árvore daquele continente seria responsável por todo ciclo de desencarne, manutenção, e encarnação dos espíritos de todos os seres do universo. Pela quantidade de energia mágica que flui pela arvore, suas ramificações não terminam no solo do continente. Elas se estenderiam a diferentes mundos, em diferentes épocas.   Existem evidencias de que realmente a Grande Árvore carrega uma quantidade imensurável de energia, e que sua saúde influencia diretamente o ecossistema do continente. Até por isso, na Ilha onde ela se encontra, existem uma abundância incomum de espécies animais e vegetais - algumas que não existem em outro lugar do mundo que não lá. Essa teoria se reforça também pela presença de espíritos na ilha, sobretudo ao redor da árvore. Diversas pessoas ao redor da história já reportaram ter presenciado espíritos flutuando ao redor da árvore, como se estivessem em descanso.
Estudiosos que acreditam nessa teoria, interpretam o evento da Migração Planar como se ele fosse um "efeito colateral" das energias gerenciadas pela árvore. Por algum motivo aleatório, pessoas vivas podem ser carregadas pelas forças da Árvore, e acabarem presas em Thylea. Tudo seria um evento aleatório, incontrolável e natural. Os migrados seriam um fruto do caos, apenas um engano divino.  

Teoria da Colheita

Se por um lado, algumas pessoas acreditam que a migração seja um evento espontâneo e caótico, outra linha de pensamento acredita em um certo nível de engenharia por trás das migrações. As evidencias estão em alguns padrões detectados nos eventos:
  • Toda migração sempre ocorreu em terreno plano e acessível. Apesar de não existir um padrão em AONDE um migrado ira aparecer, todo evento ocorreu em terra plana, nivelada, de fácil acesso e no continente principal. Nunca ocorreu um evento de migrados aparecendo em montanhas ou na água por exemplo.
  • Todo Migrado (com exceção dos Dragões Emissários) era um ser humanoide inteligente. Nunca um "monstro" foi trazido ao continente via migração planar.
  • A Maioria dos migrados eram humanos, elfos ou anões. Muitos reportam vir de mundos onde outras raças eram mais comuns, ou até dominantes.
  • Outra raças migradas como Leonins, Dragonatos, Gnomos ou Halflings, vinham de mundos onde existia paz ou tolerância com as raças humanoides.
  • Alguns dos migrados afirmam ter visto uma moça imensa, com os olhos cobertos e sorriso largo, que lhes havia lhe tranquilizado durante todo o processo sem dizer uma palavra, apenas projetando suas emoções. Isso bate com a descrição dos nativos da Deusa Thylea, que era conhecida por se comunicar telepaticamente e nunca ter dito uma palavra em vida.
  • As migrações cessaram completamente durante os anos da Primeira Guerra. Talvez para não correr o risco de um migrado aparecer em território de conflito.
  • As migrações se tornaram mais raras, na medida que a população de migrados em Thylea começou a crescer exponencialmente com o fim da Primeira Guerra e a proteção das Cidades Estado e dos Deuses.
Por esses elementos, algumas pessoas acreditam que o evento não seja totalmente aleatório, mas sim obedeça algum critério divino de que eles não tem conhecimento. E talvez, pelos elementos apresentados acima, os migrados na verdade tenham sido escolhidos pela Deusa para habitar o mundo de Thylea - ou simplesmente, "colhidos". Ainda que não exista evidências que revelem o motivo disso acontecer, os elementos acima são argumentos suficientes  pra os adeptos dessa teoria defenderem de que existe intento por trás do evento. E caberia a nos mesmos identificar nossa missão no continente.
Tipo
Metaphysical, Supernatural

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!