Arcanium Material in Semente | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Arcanium

Arcanum, Arcanium, Matéria Arcana ou Elemento Arcano (simbolizado pelo símbolo A na tabela periódica) é um elemento químico-metafísico vinculado a toda e qualquer matéria existente. Ele pode variar em concentração, sendo então classificado de acordo com um número crescente de 0 a 9. Descobriu-se ser o responsável pelo Arcanismo, ou seja, é o elemento capaz de interagir consigo mesmo de forma a alterar a realidade fisicoquímica do universo.

Não é possível encontrar Arcanium em sua forma pura no ambiente. Ao invés, arcanistas, artífices e tecnólogos buscam refinar essa substância de outras fontes para reutilizá-la: fontes minerais como a Especiaria; fontes animais como as cartilagens e protuberâncias ósseas de unicórnios; fontes vegetais como a seiva de Gaia, a árvore sagrada; e até mesmo fontes fúngicas como os Esporos Cintilantes.

Properties

Características Materiais

O Arcanium, em condições médias ambientais, apresenta o aspecto de um líquido translúcido, iridescente, ou completamente branco-luminescente, dependendo da qualidade de seu refino. Apesar de múltiplas tentativas por parte de vários cientistas e arcanistas ao longo das eras de seu manuseio, ainda não foi possível estabelecer quais são - ou sequer se há - seus pontos de fusão e de ebulição.

Não ocorre na natureza em sua forma pura, refinada: ao invés, sempre mescla-se com outros elementos e substâncias, em diferentes concentrações. Substâncias que possuem altas concentrações de Arcanium são visivelmente distintas, normalmente apresentando um brilho incomum, uma alta reflexibilidade, ou um efeito similar à bioluminescência noturna em alguns animais.

History & Usage

História

O amplo uso do arcanium é tão antigo quanto as próprias civilizações que o usam: os arcanistas de Torre Alta canalizam o poder da substancia desde 3500 EO, e estima-se que as tribos indígenas da terra da brasa "comunguem” com a árvore sagrada (ou seja, consumindo e besuntando-se com a seiva de Gaia) desde 6000 EO.

Entretanto, grandes avanços foram feitos nos processos de extração, refino e transporte da substancia. Por volta do ano 675 EO, o misticista Abdul Alhazred aperfeiçoou as primeiras misturas de arcanium, água e pigmento, resultando em tintas com propriedades mágicas inerentes. Alhazred também foi o primeiro mago a desenvolver o conceito de um grimório pessoal a partir desses avanços.

Em 866 EL, as companhias mercantes florenses desenvolveram métodos mais seguros e confiáveis de transporte para a arcanium refinado a bordo de navios, o que levou as nações dos continentes de Aval e Mhir a lançarem-se em uma "corrida colonial", poucos séculos mais tarde.

Uso Diário

O Arcanium é usado no dia a dia dos indivíduos para tarefas mundanas, como as tintas e na composição dos papéis de Correspondência Arcana; além de possuir aplicações mais especializadas, como nas tatuagens arcanas dos Oficiais de Influência, o braço militar-mágico do exército imperial.

Uso e Significado Cultural

Historicamente, substâncias com grandes concentrações de Arcanium possuíam grande importância cultural, social e até religiosa para diversos povos. Exemplos disso são as pinturas corporais dos povos Teho, e as jóias e armas dos súditos de Bwarem'utt.

Refinamento

Arcanium é refinado através de um processo mágico conhecido como "purificação". Dependendo das capacidades arcanas do mago que realiza o ritual, o resultado final pode diferir. Os especialistas se referem a uma fonte de Arcanium utilizando sempre dois números: por exemplo - as minas de Dreydae produziam Arcanium 3-7. Isso significa que a pior amostra deste elemento que já fora tirada desse reservatório alcançava um nível de concentração 3, e a melhor concentração adquirida ao final de uma purificação fora 7. Isso serve para medir a qualidade da "safra" que advirá de um certo reservatório, além de indicar também para que será destinado. Valores por volta de 1 a 3 normalmente são destinados à produção industrial de objetos mágicos simples; concentrações medianas são destinadas à produção de energia, transporte e qualidade de vida; enquanto que concentrações superiores a 6.5 são comumente destinadas à pesquisa, e à guerra.

Riscos

Em grandes concentrações, Arcanium pode ser volátil e perigoso. Um notável exemplo das capacidades destrutivas desse elemento foi a catástrofe nas minas de Dreydae, em Cujyill.

Distribuição

Lei e Regulação

Tradicionalmente, as reservas de arcanium são propriedade dos Estados-nação nos quais estão situados. Pouquíssimas exceções a essa regra se encontram mundo afora, como por exemplo em Yeoje, onde Senhores da Guerra controlam as fontes de elemento arcano.
Magic Potion by Moritz v. V.

Uma amostra de Arcanium-7, de valor estimado em 9500 peças de Ouro Imperial


Tipo
Metaphysical
Valor
Segundo a edição de 1830 do Economia Imperial, 100 ml de Arcanium 1 custavam em torno de 37 peças de ouro imperiais ao fim da guerra de Karislat. A cotação da mesma quantidade de Arcanium 9 flutua hoje entre 10 e 30 mil peças de ouro.
Odor
Inodoro
Sabor
Insípido
Cor
Translúcido, iridescente ou branco-luminescente.
Ponto de Condensação / Ebulição
??
Ponto de Fusão / Solidificação
??
Estado Natural
Líquido

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!