Justianismo Organization in Semente | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Justianismo

O Justianismo (também conhecido pelo nome da organização que o administra, a Igreja dos Justos) é a maior religião em Semente. Baseada hoje na cidade de Nova Onia, a Igreja historicamente exerceu influência cultural e religiosa principalmente no continente de Avallonde, onde a maioria da população é adepta da religião. Adoram quatro figuras divinas: Miaamsir, representante do conhecimento físico e da mente mortal; Kesaigen, representante da força e capacidades físicas, e do corpo mortal; Jamaera, representante do desenvolvimento emocional e da alma mortal; e O Criador, figura misteriosa que seria pai dos três Justos anteriores, e arquiteto de toda a criação. Com mais de 250 milhões de adeptos mundo afora, o justianismo é a religião oficial do Santo Império de Merenot, e também é aceita como uma das religiões sancionadas em muitos países avallonianos.

Estrutura

Do menor para o maior, esta é a hierarquia de funções na Igreja dos Justos:

Acólito - estudante enquanto ainda se encontra nos estágios preparatórios da Igreja.

Clérigo - função recebida ao graduar-se. Pode conduzir uma cerimônia e realizar curas e magias menores.

Semeador - função concomitante com a de Clérigo. Dada aqueles que são enviados em missões de conversão.

Hortelão - função recebida quando o Clérigo assume à frente de uma igreja. Recebe prerrogativas de realizar curas maiores.

Botânico - função recebida quando o Hortelão assume à frente de uma catedral, administra algumas igrejas, ou possui alguma função administrativa na Igreja central.

Pomeiro - função da alta cúpula administrativa da Igreja dos Justos. Apenas 50 Pomeiros podem existir em um dado momento, e comumente esse título é dado a Botânicos experientes que possuam renome e indicação, quando algum dos Pomeiros falece, visto que é um cargo vitalício.

Santo Justo - líder da Igreja dos Justos. Escolhido pelo conselho dos Pomeiros quando o Santo Justo anterior falece ou abdica.

História

O Justianismo foi fundado quando o elfo agricultor Mäm Ryas Slerys recebeu uma visão dos três Justos enquanto cuidava de sua fazenda. A partir desse momento, São Mäm, o primeiro santo e profeta da religião, começou a pregar sua epifania na região onde hoje se encontra a província de Onia. A religião vigente no país onde Mäm pregou era politeísta, e muitos líderes o perseguiram e condenaram suas práticas hereges. Entretanto, com a ajuda de magia divina e um séquito cada vez maior de seguidores, o profeta conseguiu defender sua fé por meio da força, e alcançou novos convertidos por toda a nação. Após sua morte, no ano de 73 EL, o exército de religiosos que o seguia em parte desbandou; porém uma pequena fração manteve-se fiel às escrituras deixadas pelo profeta e herói, e ergueu na cidade de Onia a Torre da Elucidação, edifício que no início era apenas um pequeno alojamento e igreja de três andares, mas que após poucas décadas tornou-se o centro administrativo de toda a religião.

Após aproximadamente 50 anos, o Justianismo já havia se tornado a religião majoritária na parte central do império oniano. No ano de 153 EL, o Hydruos de Flor-do-Mar, Marq Janmarq, converteu-se pessoalmente ao Justianismo durante uma visita à Onia. Ao voltar para casa Janmarq trouxe os ensinamentos de São Mäm em um único exemplar do Códice, e 9 padres justianos. Estes nove indivíduos, à mando do hydruos peregrinaram por todo o território de Flor-do-Mar (que na época incluía também as cidades-colônia de Mekuna, Torlen e Merenot) censurando as religiões locais, queimando igrejas e locais de culto a outros deuses, e convertendo as populações usando magia divina como alavanca para seus argumentos.

Em 197 EL, o império oniano perdeu uma importante batalha na cidade de Selymbria. Muitos emissários e semeadores justianos morreram na captura da cidade, o que levou a cúpula central da igreja a decidir exilar-se na cidade de Diacis (hoje Nova Onia). O exílio a princípio seria temporário, enquanto durasse o esforço de guerra oniano contra as nações Chöhes do leste, porém, com o saque de Onia em 201 EL, a igreja estabeleceu-se definitivamente na ilha do mar fechado.

Estima-se que por volta do ano 400 EL, o justianismo já havia se tornado a religião mais seguida nos países ocidentais do continente, com exceção dos Domínios de Kuldohr e Hraham. Por volta do final do primeiro milênio de sua existência, a Igreja começou a sentir o impacto de uma crise; nos anos de 976 EL, 1003 EL, e 1099 EL ocorreram concílios em Nova Onia, que levaram ao estabelecimento das Ordens dos Paladinos e dos Inquisidores, sectos que perduram até os dias de hoje. Durante os próximos setecentos anos, o papel da igreja foi de influenciador cultural e religioso do continente avalloniano.

Hoje, com 250 milhões de fiéis, seus adeptos concentram-se nos territórios controlados pelo Império de Merenot, porém não se limitando apenas a eles.

Mitologia e Folclore

Segundo o justianismo, o mundo foi criado pelo Criador, quando ele deu de presente a seus filhos a semente de uma árvore.

Origens Divinas

O Justianismo surgiu com a suposta epifania de um elfo agricultor chamado Mäm Ryas Slerys por volta do ano 1 EL. Na época, estima-se que ele já possuísse por volta de 50 ou 60 anos de idade. Ele teria recebido visões das quatro entidades do justianismo, cada qual lhe daria uma elucidação ao completar uma tarefa relacionada a seus domínios. Sendo assim, Mäm fabricou um conjunto de ferramentas para Kesaigen, escreveu um poema para Miaamsir e manufaturou um presente e o entregou a seu maior inimigo por Jamaera. Quando chegou o momento de fazer algo para o Criador, ele não sabia como faria, então decidiu colher a Flor-de-três-pétalas, erguer um altar e jurar sua vida a serviço dele. Os três Justos muito se agradaram da atitude de Mäm, e abençoaram-no com longevidade, poderes mágicos, e grande sabedoria, respectivamente. Por fim, o próprio Criador veio a Mäm, e seu presente foi o Códice - o grande conjunto de leis, mandamentos e histórias míticas que retratavam desde o momento da criação do mundo até ali.

Alguns historiadores e teólogos, entretanto, sugerem que o início do justianismo tenha sido anterior: que na verdade São Mäm apenas amalgamou e codificou um número variado de mitos e contos préreligiosos de origens sylvan, oniana antiga, e até mesmo chöhe. Porém a linha de semelhanças que esses dissidentes enxergam é tênue, e vista como apócrifa pela Igreja.

Visões Cosmológicas

Os adeptos do justianismo creem na cosmologia dos Planos Maniqueístas, ou seja, o contraste radical entre as forças do bem e as forças do mal.

Poderes Divinos Concedidos

Servos do justianismo recebem magia divina dos Justos. Entretanto, segundo as regras da igreja, um indivíduo é limitado a praticar as artes sagradas de acordo com seu grau na hierarquia. O único que pode conjurar as magias de mais alto nível é o Santo Justo.

Seitas

Dentro da Igreja dos Justos, duas ordens se destacam por não estarem ligadas diretamente à hierarquia principal: A Ordem dos Paladinos, e a Ordem dos Inquisidores.

"Que os Justos estejam com você"

Data de Fundação
73 EL
Tipo
Religious, Organised Religion
Nomes Alternativos
Igreja dos Justos
Gentílico
Justianista, Justiano, Justiana, Justião
Divindades
Local

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!