Magia Physical / Metaphysical Law in Ny Verden | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Magia

A MAGIA EM NY VERDEN

 

OS MEIOS DA MAGIA

A magia veio junto de todas as outras mudanças à fábrica da realidade, ao contrário do que alguns acreditavam no começo, ela é sim natural e pulsa em todos os cantos, sendo em forma divina, arcana ou na natureza, nem todos a possuem dentro de si, mas podem canaliza-la, sugá-la do ambiente e liberá-la, que é o que magos fazem, os bruxos são um pouco diferentes, suas magias são retiradas da própria entidade que as forneceu, por isso muitas delas evitam realizar pactos com várias pessoas, deixando apenas um número limitado de bruxos sobre seus cuidados. Para canalizar a magia, um indivíduo passa por um grande esforço, como se estivesse fazendo exercícios aeróbicos ou levantando peso, o que pode esgotar a energia da pessoa em questão. Cada indivíduo possui uma quantidade de Energia Mágica, chamada de Mana, ao esgotá-la, o conjurador é impedido de juntar as forças mágicas dentro de si e assim não podendo mais conjurar magias. Uma pessoa recupera sua Mana com o passar do tempo, mas sentimentos fortes criam uma barreira, as quais não permitem a Energia Mágica se restaurar, por isso, apenas depois de um bom tempo de descanso e relaxamento os magos e feiticeiros conseguem se recuperar totalmente. Alguns passam por treinamento para controlar seus sentimentos quando em lugares perigosos e outros, como os bruxos, não são influenciados por este aspecto, já que sua Mana provém da entidade para com quem o conjurador fez o pacto. Uma explicação rápida sobre as diferenças entre os magos, bruxo e feiticeiros seria que o bruxo retira a magia da entidade com quem fez o pacto através de portais interplanares, o feiticeiro retira a magia bruta de dentro de si mesmo, o mago rompe as barreiras do ambiente e a tira dele. Do mesmo jeito, todos utilizam espaços de magia como recipientes da magia retirada, mesmo inconscientemente. Druidas a retiram da natureza (como o mago, mas limitado a natureza, porém isso permite um maior aprofundamento das capacidades mágicas do druida em relação a magia natural), clérigos e paladinos de suas respectivas divindades (similar ao bruxo) e bardos fazem o mesmo que os feiticeiros, porém sua vontade é os que permite tirar a magia de dentro de si.  

AS FORMAS PRIMORDIAIS

Em Ny Verden, a magia se manifesta de várias formas, mas três são as premissas de qualquer magia, estas são a natural, a arcana e a divina, as quais possuem similaridades, mas a maneira que a magia surge muda, por exemplo: um druida invoca a magia onda trovejante, então, nuvens aparecem acima dele e fazem um barulho tremendo e soltando raios. O druida quebrou a barreira que impede a magia natural de se materializar e, por meio de gestos, a fez se tornar trovões. Um mago faz algo parecido, mas sua magia é arcana, que é a magia em sua forma mais pura, então, ao invocar onda trovejante, ela sai em forma de apenas eletricidade e barulho, que são as formas concretas destes dois fenômenos. Já no caso da magia divina, sinos dourados poderiam aparecer, fazendo o barulho ensurdecedor e ondas de energia com as mesmas cores se espalhariam pelo ar em volta do invocador. Dependendo do deus de onde a magia foi retirada, os sinos poderiam mudar para martelos, no caso do deus Thor, por exemplo.  

Mana

  Como dito antes, a Mana é a Energia Mágica que um conjurador possui dentro de si, mas ela não está apenas limitada a esses, tudo o que existe possui Mana, seja ela em quantidades grandes ou tão pequenas que é quase impossível de detectar. Isso significa que qualquer objeto mundano pode manifestar Magia, porém, muitos não possuem uma quantidade suficientemente grande de Mana, estudos comprovaram que é necessário pelo menos 0,5 de Mana para que um conjurador realize um truque, sendo que uma Raiz Élfica, muito utilizada em poções por ter Mana elevada, tem apenas 0,1. Além disso, cada objeto possui um tipo diferente de Mana, relacionado às Formas Primordiais, que pode alterar junto do objeto. Por exemplo, um pedaço de ferro puro pode ter Mana Natural, mas quando é transformado numa espada pode acabar adquirindo Mana Arcana ou uma mistura de Arcana e Natural. Então, o que acontece se alguém imbuir um objeto com mais Mana? A resposta é simples, todo objeto possui um limite de Mana que consegue reter e se esse limite for ultrapassado (ou o objeto seja imbuído com Mana que não seja compatível com ele), a barreira que impede a Magia de se manifestar no objeto é quebrada e uma reação onde toda a Mana do objeto é expelida de uma vez de dentro pra fora, transformada em magia, ocorre, isso destrói o objeto na hora. Existem substâncias que funcionam como catalisadores de Mana, capazes de estender esse limite, utilizados principalmente na criação de poções e no treinamento de Magos.  

"ESCOLAS" DE MAGIA

A Escola de Magia de Vigpilia dividiu os tipos de magia em mais oito categorias, chamadas de escolas de magia, visando juntar os efeitos similares criados a partir dos três tipos principais de magia. Alguns estudiosos, particularmente magos, aplicam essas categorias para as magias sem considerar as três primordiais, acreditando que todas as mágicas funcionam essencialmente do mesmo modo, sejam obtidas por rigoroso estudo ou outorgado por uma divindade.   As escolas de magia ajudam a descrever as magias. Elas não têm regras próprias, embora algumas regras se refiram às escolas.   Magias de Abjuração são protetoras em sua natureza, embora algumas tenham grande uso agressivo. Elas criam barreiras mágicas, negam efeitos nocivos, ferem invasores ou banem criaturas para outros planos de existência.   Magias de Adivinhação revelam informações, na forma de segredos há muito esquecidos, vislumbres do futuro, a localização de coisas escondidas, a verdade por trás das ilusões ou a visão de distantes lugares ou pessoa.   Magias de Conjuração envolvem a transposição de objetos ou criaturas de um local para o outro. Algumas magias invocam criaturas ou objetos ao lado do conjurador, enquanto outras permitem ao conjurador se teletransportar para outro lugar. Algumas conjurações criam objetos ou efeitos a partir do nada.   Magias de Encantamento afetam a mente de outros, influenciando ou controlando seu comportamento. Tais magias podem fazer o inimigo ver você como amigo, forçar criaturas a tomar um rumo de ação ou mesmo controlar outra pessoa como uma marionete.   Magias de Evocação manipulam as energias mágicas para produzir um efeito desejado. Algumas evocam explosões de raio e fogo, outras canalizam energia positiva para curar ferimentos.   Magias de Ilusão enganam os sentidos ou a mente de outros. Elas fazem com que as pessoas vejam coisas que não estão ali, como também não notar coisas que estão ali, escutar sons fantasmagóricos ou lembrar de coisas que nunca aconteceram. Algumas ilusões criam imagens fantasmagóricas que qualquer criatura pode ver, mas as mais traiçoeiras ilusões plantam uma imagem diretamente na mente da criatura.   Magias de Necromancia podem manipular a energia da vida e da morte. Tais magias podem garantir uma reserva extra de força de vida, drenar a energia vital de outra criatura, criar um morto-vivo ou mesmo trazer um morto de volta à vida. Criar mortos-vivos através do uso de magias necromânticas como animar mortos, não é um bom ato e apenas alguém maligno faz uso de tais magias com frequência.   Magias de Transmutação mudam a propriedade de uma criatura, objeto ou ambiente. Elas podem tornar um inimigo em uma criatura inofensiva, reforçar a força de um aliado, fazer um objeto se mover ao comando do conjurador ou melhorar a capacidade inata de cura de uma criatura, para que ela se recupere rapidamente da injúria.  

Alquimia

  Alquimia é um termo usado para definir a ciência que estuda as propriedades físicas da magia. Fazer alquimia é muito perigoso pois qualquer erro pode resultar em uma catástrofe. Muitos conjuradores utilizam a alquimia para alterar as propriedades de substâncias e objetos, criar poções e elixires e também para dar vida a objetos inanimados (como golens, por exemplo). Em Velkentum, as únicas restrições sobre a alquimia são: um alquimista não pode utilizar pessoas em seus experimentos, também não pode criar ouro, já que isso pode desbalancear a economia do reino, e nem utilizar uma quantidade maior do que o equivalente a 10 kg de matéria quando a menos de 1 km de distância de locais habitados.  

Criação de Poções

  Poções são líquidos capazes de manifestar efeitos mágicos específicos, seja através da ingestão ou por contato com outras substâncias. Para criar uma poção, o alquimista deve misturar certos ingredientes que juntos, devem formar uma substância com quantidade e tipo compatível de Mana para manifestar o efeito desejado, catalisadores são mais do que vitais para a criação de poções. Para criar uma poção de cura, por exemplo, um alquimista deve misturar os três tipos de Mana, a Arcana é para que o efeito mágico ocorra em primeiro lugar, a Natural pois haverá uma alteração no estado físico da pessoa e a Divina, pois estará trazendo-a mais próxima da vida, por último, um catalisador (se necessário) deve ser introduzido para que o limite de Mana da substância seja aumentado (o catalisador também deve ter um tipo de Mana compatível com o resto das substâncias).  

HISTÓRIA DA MAGIA

 

UMA FORÇA PODEROSA

Algumas criaturas de origem mágica, ou de dimensões que já a possuíam como força da natureza, entraram no mundo sabendo utilizá-la, com o tempo, as raças foram se adaptando e aprendendo a usufruir dela, os humanos foram os mais rápidos a se acostumarem, enquanto elfos e gnomos já a conheciam e utilizavam desde antes de entrar em Ny Verden. Por causa do atraso dos humanos, acabaram perdendo várias batalhas contra os elfos na época das guerras, eles foram obrigados a criarem academias de magias, para poderem entender melhor com o que estavam lidando, logo magos foram surgindo, com o fim da guerra, as academias perderam sua utilidade e várias foram fechadas.  

MURIC SHULBERRK, O MAGO DOS MAGOS

O maior mago já conhecido se chamava Muric Shulberrk, nasceu em 743 e desapareceu em 794, ninguém sabe o que aconteceu com ele, várias lendas correm soltas sobre o destino do conjurador, nenhuma se provou verdadeira até hoje. Tudo o que sabe é que ele era um meio-elfo, seu sangue élfico contribuiu para sua afinidade com a magia, fora a mente rápida e sede por conhecimento que só ele tinha. Ele se tornou um mago formidável e com seus poderes salvou populações inteiras de pragas, destruiu criaturas capazes de aniquilar civilizações inteiras e criou artefatos com poderes incríveis, os quais permanecem perdidos até os dias atuais. Uma de suas maiores contribuições foram as teses que criou sobre como a magia realmente funciona e porque ela se espalha. Alguns acreditam em suas teorias fielmente, mesmo as que não foram comprovadas. A Escola de Magia o vê com um olhar crítico, observando seus experimentos e estudando suas técnicas, para depois aplicá-los em aula com os alunos. Sua fama o fez ser cultuado pelo culto dos destinados e é considerado uma das figuras mais importantes na história de Ny Verden.

Manifestação

A magia se manifesta de várias maneiras diferentes, seja em estado bruto ou em outras formas, como elementos, cores, objetos físicos ou formações etéreas. A magia raramente se manifesta sozinha, geralmente algo ou alguém deve fazê-la surgir, mas quando grandes quantidades de Mana residem em apenas um local, a carga mágica pode sobrecarregar a barreira que a impede de se manifestar e quebrá-la, fazendo com que efeitos mágicos se manifestem na região. A região a volta de Vigília é um bom exemplo disso, com suas ilhas voadoras e florestas mágicas.

Estudo independente

Nem todos estudaram na Universidade da Magia para adquirirem talentos mágicos, alguns apenas os tinham em seu sangue, enquanto outros estudaram por si próprios, um método não recomendado pelo pessoal da escola, já que estes indivíduos poderiam trazer grandes catástrofes se cometessem um simples erro, nem todos acreditam nessa afirmação e alguns acham que não passa de uma maneira de elitizar a magia. Eles recomendam levar pessoas que despertaram seu poder mágico para uma escola de magia o mais rápido possível, pois estes indivíduos, para o pessoal da Universidade, são bombas perto de explodir.

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!