Deuses Aesir Species in Ny Verden | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Deuses Aesir

Os Criadores do Cosmo

Os deuses Aesir surgiram quando Ymir, o primeiro ser, nascido do encontro do fogo de Muspellheim e o gelo de Nilfheim no abismo infinito chamado de Ginnungagap, deu luz a Buri, o primeiro deus, que teve um filho chamado Bor e esse se casou com Bestla, filha de um gigante chamado Bolthom. Foi então que nasceu Odin, um ser meio-deus meio-gigante, que se tornou líder dos Aesir e, junto de seus irmãos, Vili e Ve, criaram o Cosmos ao matar Ymir e usar seu corpo para construir tudo. Seu sangue se tornou o oceano; seu corpo, a terra; o cabelo virou a vegetação; seu crânio os céus e seu cérebro as nuvens. Através disso, os Aesir se tornaram a força que mantém o cosmo em ordem, governando-o ao mesmo tempo, são contrários dos gigantes e seus inimigos, os quais eram e são representantes do caos e, mais pra frente, os Vanir, também representantes do caos, mas como forma de mudança ao invés de destruição. Com o tempo, Odin veio a se casar com Frigg (ou Frigga), outra deusa Aesir e dessa união nasceu Thor, deus do Trovão. Esses deuses proclamaram domínio sobre Asgard, um dos nove reinos e a fortaleza da tribo, onde construíram os salões de Valhala após Odin criar os humanos, aos quais, supostamente, presenteou com o próprio reino: Midgard.

Inimigos dos Gigantes

A força oposta aos deuses sempre foram os Gigantes, como citado antes, esses seres compõem as forças caóticas que destroem (tanto que também são chamados de Jotunn por habitantes de Velkentum, pois significa "Devorador" em Nórdico Antigo) e que, de acordo com a lenda de Ragnarok, consequentemente, trarão o mundo de volta ao nada (Ginnungagap), sucumbindo todo o cosmo ao caos primordial. Alguns gigantes almejam esse objetivo, principalmente aqueles diretamente opositores aos deuses, como Fenrir e Jormungandr. A natureza adversa de ambos os Aesir e os Jotun os colocaram em diversas situações de conflito, como se estivessem destinados a se odiarem, agora, ambas as raças procuram o fim da outra, apesar de possuírem raízes interligadas (como por exemplo o fato de Odin ser meio-gigante). Inúmeras vezes os Aesir roubaram e mataram Gigantes e usaram de seus recursos para construírem novos conceitos no cosmo. Além disso, os Gigantes destruíram muitas construções dos deuses, enganaram-os (e vice-versa) e manteram ocultos segredos e criações que poderiam beneficiar toda a existência.

Uma Guerra Esquecida

Freya, poderosa praticante de magia Seidr, viajava pelo mundo realizando sua magia em troca de dinheiro, chegando eventualmente até Asgard, onde os deuses Aesir contrataram seus serviços e a observaram praticar sua magia, a qual os incitou a traírem seus princípios de honra, lealdade ao clã e obediência a lei. Os Aesir então, decidiram punir a deusa Vanir, culpando-a de seus próprios erros e a queimando. Trêz vezes eles a queimaram e trêz vezes ela renasceu das cinzas. Após isso, os Aesir e os Vanir passaram a temer e odiar uns aos outros, o que culminou em uma guerra. Os clãs lutaram por séculos até que, cansados das intermináveis batalhas, decidiram estabelecer uma trégua. Por tradição, os clãs enviaram tributo na forma de reféns para que vivessem com o outro. Freya, Frey e Njord dos Vanir foram enviados para os Aesir e Mímir e Hoenir foram para os Vanir. Apesar do eventual assassinato de Mímir, os deuses viveram em paz desde então, os "reféns" adaptaram-se ao novo lar com facilidade (excluindo Mímir) e vivem entre os clãs até hoje. Por causa disso, é até mesmo difícil de discernir quais deuses pertencem a qual clã e as definições Aesir e Vanir tornaram-se extremamente ambíguas.

As Obrigações dos Deuses

Os deuses são bem mais do que apenas seres extremamente poderosos que governam os mundos, eles também são seus protetores e possuem obrigações quanto a eles. Uma dessas é na forma de tributo. Quando uma pessoa realiza rituais sagrados em nome dos deuses ou de um deus específico, realizando sacrifícios equivalentes ao que se é pedido, os deuses envolvidos têm a obrigação de cumprir os pedidos dos humanoides, não é uma questão de escolha e sim responsabilidade. Por isso, clérigos e alguns paladinos possuem ritos específicos que realizam para aumentar sua força e tornar-se praticantes de magia divina mais poderosos. Os deuses então, de certa forma, estão em pé de igualdade com qualquer outra raça em questão de leis cósmicas e universais, compartilhando a responsabilidade por seus atos ou então, sofrendo punições na forma de eventos que as forças do destino impõem sobre os deuses (geralmente, as Nornas designam essas punições para deuses preguiçosos).
Odin, o Pai de Todos, líder dos Aesir.

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!