Anão Species in Ny Verden | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Anão

Rígidas Origens

Do reino sombrio de Nidavellir (também conhecido como Svartalfheim) vieram os poderosos anões, uma raça robusta, forte e extremamente boa na forja, além do manuseio de pedras e minerais. Nidavellir é um lugar cavernoso e sem luz do Sol, onde criaturas da escuridão conviviam ao lado dos anões e Drows, dos quais eles mantém uma forte rivalidade até os dias de hoje. Com o Grande Colapso, ambas as raças vieram para Midgard onde cresceram dentro do Subterrâneo, guerreando por território. Infelizmente os anões foram derrotados e expulsos para a superfície, se estabelecendo em montanhas e colinas conectadas ao Subterrâneo. Isso não abalou os anões, acostumados com as terras áridas onde nasceram, não demorou muito para construírem seus grandes salões nas montanhas e adquirirem novos recursos. Escondidos, exploraram por anos cada confim das terras rochosas do mundo, usando passagens secretas pelo Subterrâneo para chegar a novos locais, mantendo distância dos Drow. Adeptos em magia de transmutação, dizem ser capazes de transformar ferro em ouro, mas retêm esse conhecimento para não causar conflitos e problemas com outros reinos. Apesar disso, o reino de Nerema no continente de Velkentum estabeleceu uma aliança com os anões habitantes de lá, que trocam ouro por outros recursos mais valiosos.     Os anões guardam muito rancor dos Drow e os odeiam com afinco. Essa raiva chegou tão longe ao ponto deles não confiarem até mesmo em outros tipos de elfo, acreditando que sempre estão escondendo e/ou tramando algo. Essa desconfiança é característica dos anões, que raramente fazem amigos fora de seus círculos familiares. Porém, a lealdade de um anão é imutável e se tornar amigo de um significa ter um amigo para toda a vida. Além disso, a maioria que cresce dentro da sociedade anã são criados com um forte senso de justiça, honra e determinação (que pode até se tornar teimosia). Uma ofensa contra um anão tradicional jamais será esquecida, assim como um ato de altruísmo para com ele. Eles acreditam que todo esforço, para o bem e para o mal, deve ser devolvido na mesma moeda, portanto, podem ser muito vingativos ou super protetores.

Basic Information

Anatomia

Anões possuem estatura baixa e corpos robustos, braços e pernas grossas com músculos definidos e muitos pelos pelo corpo. A barba de um anão, homem ou mulher, cresce em um ritmo alarmante e é muito difícil mantê-la aparada, mas de qualquer forma a maioria se orgulha de suas longas barbas e as adornam com ouro e pérolas, além de estilizá-las. O mesmo vale para os cabelos, os quais variam de cor entre castanho, preto, grisalhos e ruivos. Além disso, suas peles parecem muito rígidas ao toque, comparáveis às rochas que tanto adoram, e estas são muito diversificadas em questão do tom, incluindo o azul (apesar de isso estar relacionado aos metais com que trabalham).  
Anã típica.

Additional Information

Origem Geográfica e Distribuição

Os anões possuem pequenos reinos espalhados pelo hemisfério norte de Ny Verden, porém, no centro do hemisfério, há um grande reino anão que se estende por um longo território. Ou pelo menos é o que as histórias dizem.

Percepção e Capacidades Sensoriais

Anões são acostumados ao ambiente escuro e tóxico de Nidavellir, por isso, enxergam na escuridão e possuem uma resistência inata a venenos.

Civilization and Culture

Tradições de Nomes

Os anões nomeiam seus filhos quando estes chegam a vida adulta, antes disso utilizam de apelidos, geralmente relacionados a um tipo de minério ou rocha, os quais podem muito bem se tornar os nomes verdadeiros depois. Um anão que manche sua honra tem seu nome retirado dele junto de seus direitos.   Apelidos: Safira, Esmeralda, Aço-Pedra, Ferro-Pedra, Pedro, Pedroso, Pedregulho, Rochoso, Rochele, Rocha, Rubi, Dima, Ouro-Doce, Bronzeado, Bronzinho, Quartzo, Ametista, Tumalina, Âmbar, Pérola, Ágata, Mármore, Ardósia, Pirita, BuscaPedra, entre outros.   Nomes masculinos: Adrik, Alberich, Baern, Barendd, Brottor, Bruenor, Dain, Darrak, Delg, Eberk, Einkil, Fargrim, Flint, Gardain, Harbek, Kildrak, Morgran, Orsik, Oskar, Rangrim, Rurik, Taklinn, Thoradin, Thorin, Tordek, Traubon, Travok, Ulfgar, Veit, Vondal.   Nomes femininos: Amber, Artin, Audhild, Bardryn, Dagnal, Diesa, Eldeth, Falkrunn, Gunnloda, Gurdis, Helja, Hlin, Kathra, Kristryd, Ilde, Liftrasa, Mardred, Riswynn, Sannl, Torbera, Torgga, Vistra.   Nomes de Família: Balderk, Battlehammer, Brawnanvil, Dankil, Fireforge, Frostbeard, Gorunn, Holderhek, Ironfist, Loderr, Lutgehr, Rumnaheim, Strakeln, Torunn, Ungart.

Principais Grupos Linguísticos e Dialetos

Os anões possuem uma língua própria, ríspida e bruta, com consoantes longas e vogais curtas. Isso reflete como um sotaque em outras línguas. A língua anã é tão desenvolvida quanto a élfica, apesar de soar bem menos elegante.

Regras Comuns de Etiqueta

Os anões não são muito refinados, a maioria é grosseira aos olhos das outras raças, mas podem aprender com o tempo, com muito, muito tempo. Um de seus costumes mais controversos é arrotar muito alto para demonstrar que gostaram da comida, coisa que Vikings respondem com batalhas de arroto. Não é preciso nem mencionar como isso incomoda os Elfos.

Código Comum de Vestimenta

Anões vestem roupas cheias de adornos dourados e símbolos de seus reinos, ostentando o orgulho que carregam consigo. Além disso, também usam uma variedade de piercings, brincos, anéis, colares e outros adornos em seus corpos. Alguns até mesmo possuem tatuagens pelo corpo.

Relações e Presunções Interespecíficas

De acordo com uma entrevista com um historiador, Anões demoram para fazer amigos, mas convivem bem com outras raças, apesar da desconfiança. Raças com tempo de vida curto tem dificuldades em se tornar próximos aos anões, pois pode levar um século para que um considere alguém como uma pessoa de confiança. Um anão tradicional diz o seguinte sobre as outras raças:   Elfos: "Não é sensato depender dos elfos. É difícil prever o que um vai fazer a seguir. Quando o martelo encontra a cabeça do orc ou seja lá o que for, eles podem tanto começar a cantar ou sacar uma espada, ninguém sabe. Eles são volúveis e fúteis. Duas coisas a serem ditas sobre os elfos: eles não têm muitos ferreiros, mas os que têm fazem muito bem o trabalho. E quando orcs ou goblins avançam pelas montanhas, é bom ter um elfo ao seu lado. Talvez não tão bom quanto um anão, mas sem dúvida eles odeiam os Drow tanto quanto nós. Apesar disso, confiar em um por completo é burrice. Eles sempre estão tramando algo por trás das cortinas."   Pequeninos: "Claro, eles são gente boa. Mas me mostre um herói Pequenino. Um império, um exército triunfante. Até mesmo um tesouro conquistado pelas mãos de um Pequenino. Nada. Como você pode levá-los a sério? Mas tenho que admitir que os desgraçadinhos conseguem se enfiar em qualquer canto, até nas nossas cidades mais fechadas, já vi alguns zanzando por aí, o problema é como deixaram entrar, se deixaram."   Humanos: "Você começa a conhecer uma humana, e então ela já está em seu leito de morte. Se você tiver sorte, ela terá descendentes – talvez uma filha ou neta – que têm mãos e coração tão bons quanto o dela. Só assim você pode fazer um amigo humano. E assisti-los partir! Se eles colocam o coração em algo, eles vão atrás, seja o tesouro de um dragão ou o trono de um império. Essa dedicação é digna de admiração, mesmo que ela os ponha em apuros com muita frequência. Mas a ambição deles é grande demais às vezes, foi assim que perdemos a Pedra Filosofal. Um humano sozinho não faz muito estrago, mas juntos, podem acabar destruindo nosso mundo um dia, guarde minhas palavras."
Expectativa de Vida
Anões amadurecem no mesmo ritmo que os humanos, mas são apenas considerados adultos após os 50 anos, podendo viver a até 400 anos.
Altura Média
Anões geralmente medem entre 1,20 e 1,50 metros.
Peso Médio
Cerca de 75 kg ou mais
Físico Médio
Os anões são atléticos e resistentes, apesar de seu tamanho e peso limitarem seus movimentos, um anão treinado pode se tornar tão resistente quanto alguns Gigantes.

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!