Equipamentos in Astellas | World Anvil
BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Equipamentos

Introdução

Este artigo visa explorar as características do armamento e do equipamento de combate em Astellas. Trás algumas definições das armas sob cada Proficiência e das armaduras de cada tipo, além de tabelas com os valores típicos encontrados.  

Proficiências

Facas

Esta proficiência compreende um amplo conjunto de equipamentos, incluindo armas pequenas que podem ser escondidas sob a roupa, armamento improvisado, e o próprio combate desarmado. As armas típicas deste grupo são as facas e os punhais, perigosas em combate corpo a corpo, porém com pequena capacidade de perfurar armaduras de qualquer tipo. Geralmente, são tidas como a última opção em combate, quando todo o resto falhou.  

Espadas Leves

Compreende as armas de lâmina comprida e que são feitas para lutar usando apenas uma das mãos. Podem ter corte de um ou dos dois lados, lâminas retas ou curvas, e podem apresentar pontas ou não. São excelentes em duelos próximos e quando o adversário não veste couraças duras, como as de malha de aço ou placas. Por serem fáceis de carregar e de manusear, são as armas preferidas pela maior parte dos combatentes.  

Machados Leves

Neste grupo estão os machados e semelhantes que podem ser usados com apenas uma das mãos, desde ferramentas rurais de folha larga até armas especializadas de cabeça pequena e aguçada. Este tipo de armamento costuma conferir vantagem contra armaduras intermediárias, devido a concentração da força do ataque em uma pequena área, porém não são velozes o bastante para competir com armaduras leves nem são pesadas o bastante para perfurar placas. A maioria confere vantagem contra escudos devido o formato em "T".  

Clavas

Martelos, maças, clavas, porretes e estrelas d'alvas, feitas para lutar com apenas uma das mãos. Muitas das armas este grupo derivam de armamento improvisado. O peso concentrado confere vantagem contra armaduras pesadas e, neste caso, ainda permitem o uso do escudo. Populares entre camponeses e cavaleiros.  

Manguais

Esta categoria inclui todas as armas de corrente, tais como o malho e o mangual. Devido a natureza incomum, este tipo de armamento é pouco encontrado em campo de batalha, e poucos especializam no seu uso. Em geral, conferem vantagem contra escudos e armaduras robustas.  

Lanças

Lanças e bastões de todos os comprimentos são agrupados nesta proficiência. Caracterizam-se pela preferência em manter o adversário afastado, pela simplicidade e eficácia em campo de batalha. Lanças são, em geral, eficientes contra cota de malha e conferem boa vantagem defensiva. São o armamento mais comum em todas as classes e o primeiro a iniciar o combate.  

Armas de Haste

Diferenciam-se das lanças no modo de uso. Neste grupo estão inclusas as alabardas, glaives, voulges, guisarmes e achas, armas compostas por um cabo longo de madeira e uma cabeça com ponta, lâmina e/ou gancho. A haste confere vantagem defensiva ao manter a distância até o adversário e um enorme poder destrutivo. São usadas por infantarias bem equipadas e pelos cavaleiros.  

Espadas Pesadas

Semelhantes às curtas, estas espadas são construídas com lâminas maiores e mais pesadas e são usadas com ambas as mãos. São extremamente versáteis, permitindo manter o oponente a distância, agarrar e perfurar pontos exatos. Nas mãos certas, podem enfrentar qualquer desafio. Devido ao alto custo, são populares somente entre os mais nobres.  

Machados Pesados

Machados de cabos longos, feitos para serem usados com as duas mãos. Inclui desde o machado de lenhar até o bardiche. Mortíferos nas mãos de guerreiros bem treinados, trouxeram êxito diversas vezes ao enfrentar cavalaria pesada. Poderosos contra cotas de malha e armaduras de placas e capazes de destruir escudos.  

Marretas

Parentes maiores das clavas, feitas para lutar usando ambas as mãos. Concentram enorme poder de destruição e estão entre as poucas armas capazes de enfrentar armaduras pesadas, porém seu peso as tornam lentas e evitáveis contra combatentes ágeis.  

Arcos

Esta proficiência compreende o uso de arco e flecha de todos os tipos, a pé e sobre montaria. Arcos projetam munição perfurante a grande distância e são relativamente rápidos. O uso dos melhores arcos requer vários anos de treino e muita força muscular. Arcos são o principal motivador por trás do uso do escudo.  

Bestas

Bestas projetam dardos ou quadrelos a grandes distâncias. São mais fáceis de usar e requerem menos treino e força que os arcos, porém são relativamente lentos e caros de produzir. Tender a tomar vantagem contra armaduras mais pesadas em comparação aos arcos.  

Ataque

Referência de valores de Ataque contra cada tipo de armadura:
Ataque Descrição
0
A arma é ineficiente ou não trás nenhuma vantagem contra este tipo de armadura. A armadura é produzida para proteger especificamente de golpes desta natureza.
1
A arma trás alguma vantagem contra este tipo de armadura. A vantagem pode ser situacional ou pouco eficaz.
2
A arma é eficiente contra este tipo de armadura. A construção e o modo de uso deste armamento é apropriado contra adversários usando armaduras deste tipo.
3
A arma é muito eficiente contra adversários usando armaduras deste tipo. O armamento trás vantagem inegável em combate.
4
A arma é devastadora contra este tipo de armadura. A construção da armadura e o estilo de combate colocam o combatente à mercê do adversário.

Tabela de Armas

Grupo Arma L M P Alcance Peso
Facas
Punhal
2
1
0
10 m
0
Espadas Leves
Espada curta
3
1
0
-
1
Machados Leves
Machado comum
1
2
1
-
1
Clavas
Maça de ferro
0
2
2
-
1
Manguais
Mangual
1
2
1
-
1
Lanças
Lança simples
2
2
0
15 m
1
Armas de Haste
Alabarda
1
4
2
-
2
Espadas Pesadas
Espada de mão e meia
3
2
0
-
2
Machados Pesados
Machado de batalha
1
3
2
-
2
Marretas
Marreta de guerra
0
2
3
-
2
Arcos
Arco de caça
2
1
0
100 m
1
Bestas
Besta pesada
1
3
2
150 m
2

Armaduras

Túnicas estofadas

As armaduras mais populares (e baratas) entre os combatentes é composta por várias camadas de tecido intercaladas com estofamento, costurado geralmente em padrões quadrados ou retangulares. Os tecidos mais usados são os de linho ou de lã, e as almofadas são preenchidas com trapos, crina de cavalo, algodão cru ou qualquer outro material que se encontre disponível. Estes gibões costumam ser usados pela população em épocas frias e também são vestidos por baixo das armaduras pesadas dos cavaleiros.

As muitas variantes desta armadura se apresentam por uma diversidade de materiais e formatos. São encontrados desde os perpontes cobrindo apenas o torso até as túnicas longas que se estendem do pescoço aos pés. Outras peças são elaboradas pela mesma técnica, produzindo coifas, luvas e sapatos.

Após 4 ou 7 camadas de estofamento, nenhuma lâmina será capaz de cortar ou penetrar a armadura com facilidade, e uma parte do impacto será amortecido. Alguma proteção pode ser esperada contra flechas e dardos. Ainda assim, a maior vantagem proporcionada por uma túnica acolchoada é seu baixo peso, que permite que o combatente se mova rapidamente e seja capaz de evadir a maior parte dos ataques.

Coletes de couro

A primeira variante de armaduras de couro são construídas de maneira similar às túnicas acolchoadas, em que almofadas são costuradas entre duas camadas de couro e preenchidas com um material de enchimento, tal como uma mistura de algodão, areia fina e cola. A segunda variante é aquela em que o couro é cozido, moldado e então endurecido, e as peças são unidas por rebites ou laços. É claro, ainda é possível que o couro seja usado praticamente virgem, constituindo armaduras tribais onde, por vezes, os pelos do animal são mantidos.

Em qualquer caso, é possível construir armaduras de todos os formatos e tamanhos, incluindo coletes e gibões para o tórax, espaldeiras e gorjais para os ombros e pescoço, avambraços e luvas para os membros superiores, saiotes e botas para a proteção das pernas, e até mesmo capacetes. O combatente que se protege atrás deste tipo de armadura depende ainda da sua capacidade de manobra para evitar golpes diretos, já que o couro, mesmo que enrijecido, pode ser perfurado.

Armaduras de lamelas

Lamelas são pequenas peças, geralmente em formato retangular, que são combinadas através de rebites, fitas ou arames para formar uma armadura. Um amplo leque de opções para fabricar as lamelas, incluindo couro, madeira, aço recuperado de armaduras danificadas e até mesmo ossos de animais. As lamelas podem ser combinadas livremente ou afixadas sobre uma armação de tecido ou couro. Armaduras de lamelas são diversas, eficientes contra golpes cortantes e perfurantes, além de baratas e fáceis de fabricar.

Normalmente apenas couraças, espaldeiras e saiotes são construídos a partir de lamelas. Combatentes que procuram uma área de cobertura mais extensa recorrem a peças de outros tipos, incluindo avambraços de couro, grevas reforçadas com placas de aço, e até mesmo camisões de cota de malha por baixo das lamelas. Combatentes protegidos por armaduras lamelares aproveitam boa proteção e relativa liberdade de movimentos por um peso tolerável.

Cotas de malha

Milhares de anéis metálicos, unidos uns aos outros em um padrão simples, pela extensão de toda uma camisa. Cotas de malha são encontradas por todo o continente e recebem diferentes nomes. Apresentam-se normalmente em três extensões, a mais popular cobrindo somente o torso, ombros e a metade dos braços por uma manga curta, não alcançando as coxas. Em sua versão mais completa, a cota de malha cobre completamente dos ombros até as pernas. A mesma técnica de fabricação produz também coifas para proteção da cabeça, face inferior, pescoço e ombros, meias e calças para proteção dos pés e pernas, e ainda luvas revestidas de couro para as mãos.

Cotas de malha são relativamente pesadas e torna a realização das atividades rotineiras mais cansativa. Apesar disto, limita pouco os movimentos e o metal absorve o calor do corpo. Combatentes estão seguramente protegidos de golpes cortantes e perfurantes e uma parte do impacto é absorvido. O custo de uma armadura de cota de malha é elevado, e muitas vezes proibitivo para a infantaria. O peso adicional também implica em menor capacidade de desviar-se de ataques ligeiros.

Brigandinas

Brigandinas e cotas-de-placas são armaduras de transição, combinando materiais e técnicas de construção semelhantes às armaduras lamelares e estofadas. A brigandina tradicional é formada por pequenas placas metálicas oblongas sobrepostas, costuradas ou rebitadas entre duas camadas de tecido pesado ou couro. Frequentemente, uma brigandina é composta apenas pelo torso, porém espaldeiras e saiotes alongados podem ser fabricados para proteção dos ombros, braços e coxas.

Tratam-se de equipamentos mais baratos e mais leves que as armaduras de placas, ao passo que oferecem grande proteção. Combatentes mais exigentes complementam as brigandinas com grevas e avambraços metálicos e elmos fechados. Seu peso elevado implica em menor capacidade de manobra no campo de batalha.

Armaduras de placas

A proteção mais completa disponível, constituída por diversas placas de metal de diferentes formatos cobrindo todo o corpo. O aço de elevada dureza e a curvatura das peças deflete golpes diretos e projéteis. Uma variedade de opções de cobertura pode ser obtida ao se combinar as diferentes partes, desde couraça, espaldeiras, avambraços, grevas e manoplas.

A armadura de placas é a mais pesada e mais dispendiosa armadura existente, encomendada aos melhores ferreiros pela elite guerreira. Em função do elevado peso, cavaleiros em armadura completa possuem baixa mobilidade e maior tempo de reação. Em compensação, a armadura de placas é praticamente invulnerável.

Tabela de Armaduras

Equipamento Tipo Proteção Cobertura Peso
Camisão acolchoado L 1 1 0
(+) Coifa, mangas longas e saiote +1 0
(+) Calças acolchoadas, luvas e botas de couro +1 +1
Gibão de couro cozido L 2 1 1
(+) Elmo e espaldeiras +1 +1
(+) Avambraços e botas +1 +1
Camisa de cota de malha M 1 1 1
(+) Coifa e elmo +1 +1
(+) Mangas longas e meiões de malha +1 +1
Couraça lamelar M 2 1 2
(+) Elmo e espaldeiras +1 +1
(+) Avambraços e saiote +1 +1
Brigandina P 1 1 2
(+) Elmo e avambraços +1 +1
(+) Grevas completas +1 +1
Couraça de aço P 2 1 3
(+) Elmo, espaldeiras e gorjal +1 +1
(+) Avambraços e grevas completas +1 +1

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!