Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Costa de Prata

Esta extensa faixa litorânea é onde está a maior parte da população ceriana. No extremo oeste está o território araciano, parte do Condado de Oréia, e daí para o leste está a Província Enumiana, o Domínio Alessiano, a Província Niveriana e finalmente a Província Nadiana.   Na Costa estão três das capitais do império: Enari, Fei Niveres e a Grande-capital: Astrea. As águas do Mar dos Cristais são um espelho hipnótico: à noite, as ondas calmas refletem perfeitamente as luas; no entardecer, parecem estar em chamas; durante o dia são um imenso mar cerúleo1.
 
Em alguns trechos da Costa, a orla avança ou recua consideravelmente, produzindo uma grande faixa de areia. Em outras, o terreno abruptamente se torna mais íngreme. Astrea, por exemplo - localizada dentro da Baía Ceruliana - não possui uma faixa de areia, estando em falésias que envolvem suas docas. Fei Niveres, por outro lado, está quase completamente cercada pelo mar, possuindo grande orla.

Geography

A Costa de Prata possui uma linha costeira contínua de 3.000 km de extensão, uma das maiores do mundo. Ao longo dessa faixa litorânea podemos identificar diversas paisagens como: mangues, restingas, ilhas, falésias, estuários, recifes, baías e brejos. Toda a Costa encontra-se no Oceano dos Cristais e está sob controle de Ceres. Com exceção de Landor, todas as terras cerianas - sejam condados, territórios ou ducados - possuem suas capitais próximos à costa. A temperatura média varia consideravelmente ao longo do litoral, com a costa landoriana sendo a mais fria (10°) e a temperatura esquentando à medida que o litoral escala para o leste, passando por Enari (18°), Astrea (21°) e Fei Niveres (29°). No inverno, a temperatura de todo o continente, incluindo a costa, cai abruptamente.  

Fauna & Flora

Da costa landoriana à Enari figuram principalmente florestas temperadas úmidas e florestas temperadas decíduas. Nas redondezas de Corlinnes e Chate estão mangues e pântanos onde triunfam algumas vilas lizardfolk. É comum que figure nesta faixa de terra inteira, portanto, além do próprio manguezal dessa área específica, florestas e bosques com árvores de 20 ou 30m que não perdem sua folhagem numa época específica do ano e, mais comumente, florestas de árvores caducifólicas, como faias, nogueiras e carvalhos, extensamente exploradas por Enari.
 
Com o aumento de temperatura, a porção alessiana da Costa de Prata muda sua flora. Aqui figuram florestas tropicais com estações secas demarcadas que perdem suas folhas durante dita estação (outono e inverno). Ao redor de Astrea essa vegetação é decidual devido ao aumento súbito de altitude, sendo caracterizada portanto por estações especialmente muito secas e muito chuvosas, a primeira sendo mais longa. A única exceção é o Bosque de Prata que cerca parcialmente a grande-capital: ele nunca perde suas folhas, independentemente da estação.
 
A partir do litoral alessiano começam a figurar florestas tropicais pluviais, ricas em uma quantidade de recursos minerais explorados por Fei Niveres e, em menor escala, por Nádia (enquanto Landor consegue seus minerais das Montanhas de Ferro). Dito isto, tal exploração é feita em pequeníssima medida, graças à cultura élfica marcante da região - abertamente contrária à exploração da natureza local. Lianas, trepadeiras e figueiras são comuns nessa faixa da costa.
 
No extremo leste, a cultura fierardi uniu-se às práticas shurianas e eladrinas da região para a constituição de sistemas planejados que constituem-se de lagoas ou canais artificiais rasos abrigando plantas aquáticas. Algumas vilas e mansões são construídas ao redor desses sistemas, que possuem grande valor ornamental e espiritual, em especial para os mais próximos da cultura élfica.
 
Toda a costa, rica em diversidade marítima, desenvolveu grande tradição pesqueira, mas a atenção também se volta para a diversidade de espécies das florestas litorâneas, desde aves exóticas (mais ao nordeste) até predadores sorrateiros (mais ao sudeste).

Natural Resources

O recurso principal é obviamente a madeira, encontrada em várias espécies. O tipo mais mercantilizado é o carvalho e o timbre-branco, utilizados na confecção de embarcações e construções por toda a costa e exportadas, também, para Alíria e Leriones. Nas faixas da costa situadas na costa niveriana uma quantidade de metais variados poderiam ser extraídos. Nem toda a costa é, entretanto, uma faixa contínua de florestas. Nos trechos de terreno mais íngreme, a atividade pastoril é comum, apesar de não significativa o bastante para que grandes populações de ovelhas se desenvolvam. A costa também possui um número de espécies marítimas exclusivas, principalmente nos arredores dos arrecifes niverianos, e tradicionalmente caça as grandes-baleias enarianas das redondezas de Naath.

Alternative Name(s)
Costa da Lua de Prata
Type
Coast / Shore
Location under
Centúria
Owner/Ruler
Ea
Owning Organization
Império de Ceres

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Guild Feature

Display your locations, species, organizations and so much more in a tree structure to bring your world to life!

Comments

Please Login in order to comment!