Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Fierardi

"Os fierardi são, na prática, a vanguarda científica da raça humana em Ilienel. São eles os responsáveis por mapear o mundo e são eles que estão tentando entender a eterna tempestade entre Centúria e Endúria. Em conjunto com a família Alabaster e seus arcanistas, são eles também quem fomentam a maior parte das pesquisas sobre a Divergência. [...] A pólvora é uma recente invenção fierardiana. Apesar de também serem aptos da magia, os fierardi culturalmente possuem maior afinidade instrumentos mecânicos e analógicos, o que os incentivou a desenvolver ferramentas curiosas, como a bússola e o telescópio, fundamental para o progresso astrológico de todo o continente."
— Ahmad Ichabod, Uma Perspectiva Ceriana, v.2
 
Há duas linhagens fierardi: os daneses e os austrinos, estes acima de Nádia, aqueles abaixo da capital da província. O atrito entre estas culturas é o que fez com que os fierardi eventualmente alcançassem a posição de destaque que possuem no continente centuriano. Acostumados ao calor, fierardi se lançam ao mar em busca da aventura: muitos anseiam descobrir novos continentes ou antigos tesouros enterrados por piratas gananciosos.   A grande capital fierardi é, na realidade, fruto da destruição e assimilação total de um povo e cultura anterior. Nádia destoa fortemente, portanto, da arquitetura austrina ou danesa, se assemelhando muito mais aos traços fantásticos do antigo Império de Ernas, outrora tão grande quanto o próprio continente.

Naming Traditions

Feminine names

Carda; Kordisa; Ardavard; Agthis; Linda; Aldef; Arardis; Hilda; Roga; Ília; Frea; Astrid; Gunhild; Ingrid.

Masculine names

Leho; Gena; Joho; Hrico; Mino; Ganho; Willo; Fato; Wenho; Stano; Askeladd; Thorfinn; Thors; Erik.

Family names

Muller; Schmidt; Raich; Fischer; Becker; Meyer; Kaiser; Peters; Albrecht; Aaberg; Askelson; Ander; Has.

Culture

Culture and cultural heritage

Se há música, deve haver bebida. Se a música não acaba, a bebida não pode acabar também. Os fierardi bebem até que a festa tenha acabado ou até a bebida acabar, se orgulhando dessa tradição cachaceira. É costumeiro que sempre se dedique a música tocada a alguém, o que é a janela para flertes entre os mais flamboyant. Dizem que os fierardi não tomam muitos banhos, mas no geral isto é associado ao fato de que passam mais tempo no mar que na terra. Também são os fierardi a terem desenvolvidos os maiores instrumentos humanos dos últimos séculos, como a bússola e o telescópio.   Enquanto os daneses se organizam em volta de núcleos familiares fiéis a um lorde local, os austrinos possuem pouco respeito ou organização hierárquica semelhante, obedecendo vagamente o representante da autoridade imperial dentro de sua área de influência. Ambos são propensos à pirataria. A tradição do combate corpo-a-corpo e da honra na batalha é forte entre os daneses, e vista como resquício de uma velha barbaridade pelos austrinos, que preferem a diplomacia e a politicagem.

Common Dress code

Na linhagem danesa prevalecem tons marrons, vermelhos, azuis e pastéis. Os homens costumam usar túnicas justas no peito, de manga-média e saia ampla, amarrada por um cinto de couro. A túnica geralmente tinha uma gola de corte profundo, atada por fios de linho. Os mais ricos tinham detalhes de cores mais vibrantes e padrões de criaturas mitológicas marinhas nas barras de seus tecidos. As mulheres usam principalmente vestidos até os joelhos, de alças decoradas com pequenas brochaduras e colares de contas ou outras pedras. Como homens, usam cintos e sandálias confortáveis, às vezes altas. Ambos homens e mulheres gostam de apetrechos, brincos, piercings, braceletes e anéis. As jóias geralmente são de âmbar e em situações mais fortes, sobremantos ou tecidos de cores claras são colocados sobre as peças já vestidas.   Na linhagem austrina, há preferência por tecidos leves e soltos, inclusive para faixas e lenços, que tomam o lugar de cintos de couro. As peças de roupas geralmente são combinadas em camadas para os momentos formais ou as raras ocasiões de frio. Vestes, túnicas e caftans são comuns tanto para homens quanto para mulheres, ainda que o corte seja diferenciado, com golas mais longas para homens e curtas para as moças. As roupas, em geral, brincam com peças lisas em conjunto com peças multicolores ou com estampas delicadas. As cores variam de cores sólidas às brilhantes, variando bastante de região para região, uma herança da ancestralidade mista. A construção das camisas pode ir de golas fechadas no pescoço, a camisas de botões que costumam utilizar materiais variados, como madeiras e madrepérolas, ou misturas metálicas como o latão e o cobre. Essas peças costumam ser usadas igualmente por homens e mulheres, sem muita diferenciação na costura. A presença de xales é comum entre as mulheres e entre os homens as faixas altas amarradas na cintura. Botas altas e sapatilhas são utilizadas tanto por homens quanto mulheres, mas as masculinas costumam ser mais pontiagudas.   Os fierardi abandonam o uso de calçados em seu tempo livre. Em Nádia, onde a influência das linhagens se mistura, as moças utilizam-se pouco de vestidos, recorrendo mais a saias longas, geralmente adornadas com padrões tradicionais, ou simplesmente a mistura geométrica de tecidos coloridos. Os homens utilizam-se de calças folgadas, justas apenas na parte de baixo, algumas na altura do joelho, inclusive com auxílio de cordas ou calçados mais altos. A calça tipo churidar é uma peça mais justa que também é utilizada por homens e mulheres, nessas, especialmente em conjunto com túnicas tradicionais. Os adornos também costumam ser produzidos com elementos naturais e até menos usuais, como tecidos e penas. Mas as pedras e metais também são comuns. O couro é utilizado, mas muitas vezes é produzido a partir do corpo de animais marinhos, como a foca.

Art & Architecture

Os daneses preferem casas espaçosas de madeira, e utilizam-na mesmo para fortificações. Há um telhado de duas águas coberto de relva, palha ou madeira e paredes de madeira (tábuas ou troncos inteiros) empilhados horizontalmente. Seu interior é vasto. Geralmente, há uma única porta de acesso, piso de terra batida coberto com alguma folhagem e no meio da habitação uma mesa central com a lareira de cozinha, essencial para as frias noites do norte centuriano. Em torno da fogueira, o salão goza de vários bancos feitos de pele de animais (ou muretas de terra para o mesmo propósito) e cadeiras feitas de peles de animais, onde as famílias e amigos se reúnem. Nesse espaço não há muitas janelas. Apenas a chama do fogo servia como única luz na sala — ou eram feitos buracos no telhado e eles eram preenchidos com um material transparente o suficiente para permitir que a luz penetrasse dentro da habitação.   As embarcações danesas são especiais e únicas no continente. No geral, tábuas sobrepostas de carvalho são presas com pregos e protegidas por camadas de lã e piche e às vezes com pelos de animais. Esse tipo de embarcação se chama langskip. Seu segredo é a velocidade e o corpo estreito, gerando estabilidade. Versões maiores deste tipo de embarcação surgiram com o tempo. Eles tem remos em toda a extensão do navio que se unem às velas para gerar deslocamento, e são especialmente mortais por serem flexíveis: mortais em combate, capazes de atravessar o oceano e, também, de adentrar rios.   Os austrinos preferem fortemente a alvenaria, construindo casas, armazéns e casarões altos e reforçados, misturando pedras e madeiras. O interior costuma ser apertado e iluminado por janelas laterais. Sacadas nos andares superiores também são comuns. Os cômodos apertados tinham funções específicas e é comum que toda construção tenha um porão. Austrinos usam lamparinas para iluminar seus ambientes e postes de lamparinas nas ruas para iluminar a noite. As construções eram rentes ao chão, sem destacamento da entrada. Além disso, construções austrinas possuem mais de uma entrada.   Embarcações dessa linhagem seguem modelos tipicamente europeus - fragatas e galeões medievais que dependem fortemente das velas e seus poderosos mastros. Esse tipo de embarcação é reforçado e permite a utilização de canhões, uma invenção fierardi à base de pólvora. É, portanto, ideal para combate e transporte de grandes quantidades de bens, apesar de raramente poderem adentrar rios e não gozarem da agilidade das embarcações danesas.

Coming of Age Rites

Sexo. Os ritos de maioridade fierardi, para os homens ou mulheres, envolvem perder a virgindade da forma mais exagerada, extravagante e, para alguns, humilhante possível.

Funerary and Memorial customs

Os fierardi que morrem costumam ser lançados no oceano em alto-mar, envoltos dos melhores tecidos e adornados com as armas, jóias e itens favoritos preferidos de quando vivos.

Historical figures

Capitão Elrich

Melquita Elrich, capitão do Santa Acácia, foi contratado pela coroa nadiana para levar seu navio através do Mar Poente, em 619 da 1E, colocando em prática os recentes avanços tecnológicos dos fierardi. Dois outros navios foram colocados sob seu comando, construídos e tripulados pela coroa. Elrich eventualmente encontra a Eparquia de Chalia, sendo o primeiro homem centuriano a pisar em outro continente.  

O primeiro Rei Pirata

Erik Larsen, legionário e capitão da Armada Imperial durante a 2E, traiu o Império de Ceres aos levar seu navio e outros dois para a Ilhas Marinos, onde fundou Deepwater, uma associação de piratas que controla as ilhas até os dias atuais.

Ideals

Gender Ideals

Os homens são os líderes das famílias (clãs). Espera-se da mulher a atividade doméstica: um clássico sistema patriarcal. No navio, entretanto, qualquer norma social é jogada no lixo: a autoridade é de quem a detém, independentemente de gênero.

Courtship Ideals

Espera-se que os homens cortejem as mulheres, não o contrário. Músicas em instrumentos de cordas ou sopro são comuns. Muitos capitães eram exímios músicos ou grandes apreciadores de música; os nadianos, em especial, sempre tem música agitada e cativante, que incentiva a dança e a festa. É comum que em todo navio haja pelo menos um músico que puxe os cantos de marinheiros.


Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comments

Please Login in order to comment!