Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Casa da Moeda

"Se o tempo é a moeda da vida, não há tempo para desperdiçar uma moeda."
Epidhel Gu 'Binnen, para Beatrice Evermillion.
 
A Casa da Moeda é uma instituição política e tributária do Império de Ceres representada pelo Grão-mestre da Moeda. Ela regula os tributos imperiais e fiscaliza a atuação e funcionamento de variadas organizações ligadas ao mercado e o fluxo de riquezas, além de operar o Banco Eldria.   Em 230 da 3E, as guerras com as forças rebeldes de Leas e o Principado de Leriones forçaram a Casa da Moeda a cobrar vários tributos mais duros e de forma mais rígida. O povo, já fragilizado economicamente, não pôde acompanhar a demanda de dinheiro, o que quebrou o Império.

Structure

O Grão-mestre da Moeda, mais comumente chamado de Alto Tributário, coloca em prática aquilo que é sancionado pelo Conselho Imperial de Astrea, administrando o fluxo de moedas do Império de Ceres. Organizações mercantis que atuem no Império são obrigadas a prestarem relatórios e taxas à Casa da Moeda, sofrendo restrições severas caso não o façam. A nível nacional, a Guilda dos Mercadores é a que possui maior prestígio com a Casa; a nível continental, a Companhia de Mercado Centuriano detém o topo das contribuições e tributos. A Casa da Moeda também controla o Banco Eldria, o que incentiva ainda mais mercadores e organizações a buscarem boas relações ela.   O Alto Tributário é assistido por Tribunos. Em cada assentamento há pelo menos um deles, e pela maior parte da história do Império, um conjunto de vinte tribunos pôde contestar uma decisão monetária do Conselho Imperial de Astrea, forçando o Alto Tributário a representá-los.   Os impostos mais polêmicos da Casa da Moeda são o tributum capitis, aplicado sobre todos aqueles que não são considerados cidadãos do Império, e o tributum ex censu, proporcional ao produto financeiro do indivíduo, geralmente aplicado sobre cidadãos não-nobres com grandes quantidades de riqueza. Outros incluem o tributum civis, leve e aplicado nos cidadãos imperiais, e o tributum temerarum, aplicado em caso de emergência imperial. O mais detestado, entretanto, é o tributum bellum, aplicado para a manutenção de exércitos em ativa.

Public Agenda

A Casa da Moeda busca garantir a sustentabilidade da instituição imperial e suas intenções, a mais comum sendo a manutenção das seis legiões imperiais que compõem a Companhia de Prata. A maior parte da população detesta a Casa da Moeda, acreditando que esta pune os pobres e confraterniza com os ricos. A organização, entretanto, tem se voltado sutilmente a taxar os nobres e grandes detentores de riquezas, e anteriormente foi a responsável pela abolição da escravatura quando esta foi deliberada na 2E. Ela também flexibilizou os acordos do Banco Eldria para permitir que uma maior parte da população pudesse usufruir de suas instalações sob taxas mais justas e coerentes com a realidade de cada um.

Assets

Sob controle direto da Casa da Moeda está o Banco Eldria e a Guilda dos Mercadores. Sob controle indireto, toda guilda e organização mercantil de Ceres, e toda organização não-ceriana que queira atuar dentro do Império. No que diz respeito à manutenção e gerenciamento da riqueza imperial, a Casa da Moeda possui autoridade total, respondendo apenas ao Conselho Imperial.

"Pelo favor da coroa e do povo, a moeda."

Founding Date
17 EE (17 1E)
Type
Governmental, Ministry
Leader Title
Grão-Mestre Imperial
Parent Organization
Conselho Imperial de Astrea
Related Ranks & Titles

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Guild Feature

Display your locations, species, organizations and so much more in a tree structure to bring your world to life!

Comments

Please Login in order to comment!