Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Goliath

"Nos picos mais altos das Terras Colossais vivem os reclusivos Goliath, vagandois pelos ermos de rocha, vento, e gelo. Seus corpos ter sido esculpidos a partir da pedra das montanhas, e possuir o poder das mesmas. Seus corações são frios como a terra de onde se originam, deixando com cada Goliath a responsabilidade de provar representar o nome de sua espécie, ou morrer tentando." - Leif Eriksson em "Os 7 Gigantes"

Basic Information

Anatomia

Goliath são enormes. Eles tem em média entre 2,1 e 2,4 metros de altura, tornando-os ainda mais altos do que draconatos e meio-orcs. Goliath tem sobrancelhas visivelmente ósseas ou proeminentes. Os olhos de Goliath costumam ser de um azul ou verde brilhante.   A pele de Goliath costuma ser cinza ou marrom e extremamente dura (muitas vezes comparada à pedra). Uma das características mais distintas do Goliath são as manchas de pele mais escuras (muitas vezes verticalmente simétricas) que cobrem todo o seu corpo. Goliath acreditam que essas marcas de alguma forma explicam ou controlam seu destino. Por esse motivo, os Goliath manchado nunca se tatuaria, pois isso poderia afetar seu futuro. Goliaths sem manchas são vistos como aqueles sem destino traçado, normalmente visto como um benção mas também como maldição.   A pele de Goliath é cheia de protuberâncias ósseas chamadas "litodermos". Essas protuberâncias são aproximadamente do tamanho de uma moeda e parecem seixos cravejados em seus braços, ombros, tronco ou cabeça.

Genética e Reprodução

Goliaths se reproduzem sexualmente, com 9 meses de gestação e sendo capazes de ter vários filhos ao longo da vida, apenas perdendo a fertilidade quando idosos.

Taxa e Estágios de Crescimento

Goliaths têm desenvolvimento e expectativa de vida comparável à dos humanos. Eles entram na idade adulta no final da adolescência, onde param de crescer alcançando 2.1-2.4 metros em altura, e geralmente vivem pouco menos de um século.

Additional Information

Estrutura Social

O foco principal da sociedade Goliath é a competitividade. Sua sociedade também dá bastante importância à igualdade e justiça.   Goliaths viviam em pequenas tribos que possuem entre quarenta e sessenta Goliaths. Isso geralmente é composto de três a cinco famílias extensas. A maioria dos Goliaths vive na mesma tribo durante toda a vida. Em raras ocasiões, uma tribo que ficou muito grande se divide em tribos menores ou tribos menores se fundem para cirar uma maior. As tribos de Goliath tem vários papéis importantes que são preenchidos pelos membros mais capazes. Essas funções são:  
  • Chefe
  • A principal figura de autoridade em uma tribo. O chefe é responsável por escolher quando a tribo deveria seguir para novas terras. O chefe também escolhe quem preencherá alguns dos outros papéis-chave na tribo.
  • Capitão
  • Dois capitães são designados para cada uma das tarefas importantes todas as manhãs. Esses trabalhos incluem caça, coleta, cozinhar e reconhecimento. Os capitães então montam suas próprias equipes e partem para cumprir sua tarefa. Dois capitães são designados para cada tarefa para encorajar rivalidade saudável.
  • Observadores de Estrelas
  • Frequentemente, o druida ou xamã mais experiente da tribo. Os Observadores de Estrelas asseguraram-se de que os recursos não fossem exauridos e os animais de caça não fossem abatidos excessivamente. Os Observadores de Estrelas muitas vezes ficam isentos das equipes que os capitães montam todas as manhãs. Os Observadores de Estrelas também supervisionam festivais, rituais e celebrações
  • Guardiões da Alvorada
  • Responsável por proteger o acampamento durante a noite e alertar a tribo se houverem problemas. Ao amanhecer, eles cantam ou berram contos de bravura ou heroísmo de Goliaths para despertar a todos. Os Guardiões da Alvorada são designados diariamente e recebem menos trabalho durante o dia para que possam descansar e estar alertas à noite.
  • Árbitros
  • Os Árbitros resolvem disputas. A menos que seja urgente, um árbitro escuta as disputas após a refeição da noite. Muitas vezes, decisões difíceis são resolvidas com uma disputa elaborada pelo árbitro. Se um goliath apelar contra a decisão de um árbitros, o chefe deve resolver a disputa, mas também tera que destituir o juiz de sua posição. Os árbitros também atuam como juízes para esportes.
  • Mãe-da-Tenda
  • O único papel exclusivo para as mulheres da tribo, já que de seus trabalhos é amamentar. Escolhida pelo chefe todas as manhãs, a Mãe-da-Tenda é responsável por cuidar e ensinar os bebês e crianças pequenas da tribo, já que seus pais muitas vezes rstão ocupados com outras responsabilidades. Também são as Mãe-da-Tenda que decidem quando os jovens goliath tem idade suficiente para começar a contribuir para a tribo (geralmente por volta dos 10 anos).
  • Lamentador
  • Responsável por determinar quando um membro da tribo é muito velho ou fraco para servir como membro produtivo da tribo. Os bons lamentadores então se aproximam do indivíduo para explicar sua decisão e consultar o chefe. Depois de decidido, o lamentador prepara um longo cântico para comemorar o goliath antes que a tribo exile o indivíduo velho ou fraco da tribo.
Os chefes das tribos apenas mantem o poder enquanto podem provar que são adequados para esse papel. Como resultado, a liderança muda constantemente. Novos líderes são escolhidos por meio de concursos. Qualquer goliath pode desafiar o chefe na tentativa de substituí-los. Se isso acontecer, o chefe e o desafiante competem em três tarefas. O desafiante precisa vencer os três para se tornar o novo chefe. O velho chefe então deixaria a tribo permanentemente. Devido ao fato de que poucos goliath vivem até a velhice, as tribos goliath confiaram na sabedoria inata de seus líderes, em vez da sabedoria adquirida com anos de experiência.

Origem Geográfica e Distribuição

Os Goliaths são nativos das Terras Colossais.

Percepção e Capacidades Sensoriais

Goliaths, assim como muitas outras raças, são capazes de aprender magias tanto naturais e divinas quanto arcanas em qualquer etapa de suas vidas, mas não nascem com nenhuma predeterminação magica,a penas possuindo uma vantagem natural contra o frio, tanto natural quanto suas variações arcanas.

Civilization and Culture

Tradições de Nomes

Os nomes Goliath são compostos por três partes; um primeiro nome, atribuído pelos pais do indivíduo, um nome do meio, um título honorífico escolhido pelo chefe da tribo, e um nome de família ou clã. O primeiro nome geralmente é apenas uma ou duas sílabas. O nome honorífico atribuído pode mudar por capricho do chefe, dependendo de conquistas ou fracassos específicos. Goliaths exilados tendem a carregar nomes do meio como "solitário" ou "exilado". O sobrenome costuma ter cinco ou seis sílabas e quase sempre terminado em uma vogal.

Principais Organizações

A única organização conhecida de origem Goliath é a Ordem Clerical de Gargan Vathkelke, a ordem religiosa que ocupa o Santuário Felwinter, onde os clérigos do Domínio da Tempestade servem o Pai da Montanha, Ofnir, e a Mãe Céu, Frea.

Ideais de Beleza

Goliaths mais tradicionais são atraídos por corpos mais musculosos e danificados. Cicatrizes são tratadas como charmes enquanto músculos um traço erógeno. No entanto, Goliaths que veem de fora das terras colossais normalmente se atraem mais por pessoas com traços opostos, fracas e magras, ao menos fisicamente.

Ideais de Gênero

As expectativas da raça Goliath se aplicam igualitariamente entre os sexos da raça. Todos devem dedicar suas vidas a tribo e ao auto-aperfeiçoamento.

Ideais de Cortejo

Goliaths vêm competições e rivalidades amigáveis como uma forma de cortejar e medir os seus interesses romanticos. Por mais que relacionamentos goliath se pareça muito com camaradagem, Goliaths preferem guardar sentimentos e vulnerabilidades para momentos de extrema privacidade.

Ideais de Relacionamento

Um relacionamento ideal para um goliath tradicional, refletiria a necessidade da raça em buscar desafios. Em um relacionamento, isso seria refletido em um par capaz de causar desenvolvimento positivo um para o outro.

Nível Tecnológico Médio

Por conta da natureza eremita das tribos Goliath, muitas tecnologias "convencionais" não foram ainda desenvolvidas ou até mesmo descobertas pelos goliath dada a falta de demanda para tais tecnologias. O melhor exemplo do nível de capacidade tecnológica Goliath seria sua única construção ainda de pé, o Santuário Felwinter, que demonstra uma avançada capacidade de esculpir e polir pedras, só vista até então pelos Anões meridianos, e um conhecimento extensivo de engenharia mecânica utilizado nas defesas do Santuário, tal não existe comparativo já que ninguém conseguiu superar-las.

Principais Grupos Linguísticos e Dialetos

A língua dos Goliath era o Gol-Kaa e foi falada exclusivamente por milhares de anos. A língua tinha apenas treze elementos fonéticos e só era falada.   Depois de interagir com gigantes e outras raças, os Goliath começaram a aprender línguas como Colossal e então Khantones. Essas tribos que aprenderam as escritas da língua dos Gigantes começaram a transcrever suas tradições orais e história em esculturas, runas, pinturas rupestres e até livros. Após o período colonial do Império Khantos, muitos Goliaths sabem falar, ler e escrever em Khantones.

Cultura e Herança Cultural

As culturas e tradições das tribos Goliath variavam de tribo para tribo e de região para região, mas uma série de características são comuns em várias tribos. Goliaths tem pouca empatia ou pena por adultos que não podiam cuidar de si mesmos, mas eles tratam e cuidam dos feridos e doentes. Espera-se que goliaths permanentemente feridos contribuam de todas as maneiras possíveis.   Artes e artesanato na cultura goliath são limitadas pelos recursos que eles tem nas montanhas. Como resultado, os goliath eram hábeis em trabalhos manuais como lapidação de pederneira, curtimento, costura, criação de cerâmica simples, escultura em osso e pintura.   A arte de Goliath costuma ser colorida e expressiva. Arte é uma das poucas coisas que os goliath entendem como não competitiva; eles concordam totalmente que a arte não pode ter um vencedor. Goliaths acreditam que a arte deve ser usada para mostrar às pessoas algo que elas não podem ver no mundo real. Goliaths decoram suas tendas, cavernas, armas e roupas com designs abstratos (muitas vezes recortados, linhas paralelas e símbolos que tem significado astronômico)

Costumes, Tradições e Rituais Comuns

Considerando sua natureza competitiva, não é surpreendente que os esportes sejam frequentemente praticados por Goliaths para melhorar suas habilidades físicas e passar o tempo. Jogos simples inculem escalada, corrida e luta livre. Outros jogos que eram populares entre muitas tribos incluem:  
  • Bola de cabra: envolve o uso de pele de cabra empalhada, que era jogada por duas equipes (geralmente quatro de cada lado). As duas equipes pulariam em várias plataformas elevadas (geralmente pedras ou troncos) tentando passar, interceptar e acertar um ao outro com a bola de cabra. Todos os participantes atingidos pela bola de cabra ficam fora do jogo. Os participantes que caíram ou foram derrubados da plataforma também são eliminados. Uma equipe perde quando todos os seus jogadores foram eliminados.
  • Raiz teimosa: Um Goliath é escolhido para ser a "raiz" e teria que defender um item ou pico dos outros competidores.
  • Escalada de penhascos: uma corrida simples de escalada de penhascos. A maioria das corridas envolvia escalar um penhasco e depois subir de volta. Os participantes podem optar por cair em parte do caminho na escalada de ida para economizar tempo, mas correm o risco de se machucar. O vencedor costuma ser o melhor de três corridas. Alpinistas particularmente habilidosos costumam se desafiar. usando mochilas cheias de pedras.

História

Não está claro a quantos anos a raça de Goliath existe ou de onde eles vieram originalmente, mas é comumente acreditado que eles são de alguma forma relacionados aos gigantes, principalmente os de pedra ou os genasis da terra, como outros gigantes costumam dizer. O Império Khantos acredita que os primeiros goliath eram humanos que buscaram respostas dos deuses colossais. Esses indivíduos escalaram a cordilheira das Colunas do Céu para negociar com os deuses. A jornada até os picos transformou-os nos primeiros Goliath. Uma versão adaptada pelo império numa tentativa de integrar a cultura colossal a de seu povo.   Os Goliath sempre viveram inúmeros conflitos nas Terras Colossais, contra seus inimigos religiosos e contra seus "primos" maiores, vivendo como tribos heremitas durante esse período. Foi com a chegada dos Humanos do império que muitos goliaths decidiram abandonar as terras colossais em busca de alternativas melhors, a maioria desses goliaths vindos de tribos pequenas ou tendo sido exilados de suas tribos natais.   No império, muitos Goliaths se encontraram nos territórios nórdicos ou nos guetos do império.

Figuras Históricas

Existem três figuras Goliath conhecidas e respeitadas por todos membros da raça, independente de tribo e nacionalidade. Esses três foram os fundadores da religião Goliath e considerados santos no Império Khantos.
  • Mualio Lonehunter Felwinter, O Guerreiro, era um Guardião da Alvorada, exilado de sua tribo por se tornar cego. Durante a jornada que o tornou um santo, Mualio derrotou Hekaton, rei dos Gigantes da Tempestade, que tentava impedir a construção do Santuário Felwinter.
  • Gargan Bravespear Felwinter, A Salvadora, foi a Goliath que começou a peregrinação em busca de Felwinter. Ela não só fundou a base para o movimento religioso que construiu o santuário e o único templo Goliath, mas também foi a mensageira de Frea e Ofnir para transcrever seus mandamentos e revelações.
  • Tobin Stonesinger Felwinter, O Arquiteto, foi o primeiro mason Goliath, ele abandonou sua tribo com Gargan em busca de Felwinter e jurou dar aos Ofnir e Frea um templo que jamais cairia, que sobreviveria até Fimbulwinter, e Tobin cumpriu sua palavra.
  • Os três goliaths estão guardados em suas criptas no santuário.

    Relações e Presunções Interespecíficas

    Goliaths são amigáveis com qualquer um que não ameace sua tribo. Golias gostam particularmente de Nórdicos e tem grande respeito por seus ferreiros. Alguns Goliaths chegam a se aventurar em Khantos em busca de nórdicos para negociar.   Os caçadores humanos as vezes trabalham junto com tribos Goliaths em caçadas. Tanto os humanos quanto os golias se beneficiam mutuamente com essas alianças temporárias.   Golias freqüentemente se referem aos genasis da terra como seus "primos". As duas raças mantem uma rivalidade amigável.   Os elfos são um tanto intimidadores para os Goliaths, devido à sua longa vida. Goliaths muitas vezes assustam-se com a ideia de que existem criaturas que são velhas o suficiente para ter conhecido seus bisavós e ancestrais.   Embora eles não tenham nenhum ódio particular por goblins, orcs ou meio-orcs, os goliath desconfiam deles. Isso se deve principalmente às histórias que ouviram de viajantes de passagem sobre os problemas que causam.   As atitudes em relação aos gigantes variam. Algumas tribos negociam com gigantes. As armas gigantes não são tão bem fabricadas quanto as nórdicas, mas são de um tamanho muito mais adequado. Alguns gigantes, entretanto, tentariam transformar Goliaths em comida ou escravos. Isso levou a conflitos e os Goliath a desconfiarem dos gigantes.   Goliaths que se aventuram fora de suas tribos frequentemente encontram problemas com as divisões de classe encontradas em outras sociedades. Goliaths não entendem a realidade de que um rei incompetente possa governar sobre camponeses trabalhadores. Essas opiniões são frequentemente compartilhadas e os Goliaths zombam abertamente de líderes incapazes ou de nobres ricos que dependem de estruturas sociais para manter seu poder.
    Ancestral(is) Genético(s)
    Nome Científico
    Parvus Utriusque
    Origem/Linhagem
    Gigante
    Expectativa de Vida
    60 anos
    Altura Média
    2.1 - 2.4 metros
    Peso Médio
    130 - 155 Kg
    Comprimento Médio
    Médio
    Geographic Distribution
    Etnias Relacionadas
    Discovered by

    Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

    Comentários

    Please Login in order to comment!